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Fisioterapia Pélvica: Antes, Durante e Depois da Gestação.

Olá meninas, tudo bem?

Quem acompanha o Mamãe Plena lá no YouTube também viu que nas últimas semanas tivemos uma série de 3 videos muito legais com a participação muito especial da Fisioterapeuta Pélvica e Professora de Pilates Daniela Nogueira. Juntamos as nossas experiências para falar um pouquinho sobre como cuidar da nossa pelve para uma vida mais saudável e para uma gestação mais bem vivida.

A pelve humana, tanto no homem quanto na mulher, é a região da bacia, da cintura. Além das estruturas ósseas que a compõe, é formada por músculos e ligamentos que dentre outras funções, garantem a sustentação de diversos órgãos como a bexiga, o reto e o útero (nas mulheres).

Assim como todos os demais músculos do nosso organismo, está susceptível a uma maior flacidez com o avançar da idade ou com situações de sobrecarga, como ocorre com o sobrepeso ou durante a gestação. Sem um adequado estímulo pode perder a sua capacidade de atuação, e com isso trazer problemas como até mesmo a perda urinária aos esforços.

A gestação é um momento da vida da mulher onde a pelve ganha especial destaque, tanto pelas modificações a que está exposta, quanto pelo processo do parto, que pode ser beneficiado e muito quando se ter uma preparação especial para isso.

Como toda a musculatura do nosso organismo, os músculos pélvicos podem se desenvolver com trabalho especifico, e uma maneira muito eficiente e prazerosa de se fazer isso é através do Pilates. Eu sou fã de carteirinha, fiz antes e durante a gestação e tive um resultado maravilhoso! E mais legal é que você pode manter esse tipo de atividade para a vida!!!

Bom, no primeiro vídeo que eu e Daniela gravamos falamos um pouquinho de como a atividade física e o Pilates podem ser interessantes para quem planeja engravidar. Além de trabalhar a nossa pelve, faz um trabalho fantástico de alongamento, fortalecimento, equilíbrio e respiração em todo o corpo.  É um trabalho individualizado, que visa as necessidade de cada pessoa. No vídeo a Dani nos ensina algumas formas de trabalhar o nosso corpo.

No segundo vídeo a gente fala com mais detalhes sobre a gestação em si, e apesar de muita gente ter receio de fazer atividade física na gestação, ela é super indicada e benéfica. Claro que a autorização para fazer a ginástica deve sempre vir do médico na consulta do Pré Natal, mas em poucas situações ela é contra indicada. A Dani também nos mostra alguns exercícios.

Nesse vídeo também mostramos uma maneira de ajudar a preparar o períneo para o momento do parto, em especial do Parto Vaginal. Isso pode ser feito nas últimas semanas de gestação através de um aparelho de balão de silicone acoplado a um insuflador pressórico que vai gradativamente sendo insuflado na vagina.

Por fim, no terceiro vídeo falamos um pouquinho sobre a recuperação do corpo e de toda a pelve após a gestação e o parto. Além de recuperar o físico, penso que esses momentos de quebra na rotina de uma mãe recente podem ser simplesmente perfeitos para ajudar nesse momento tão delicado das nossas vidas. E vale levar o bebê junto se não tiver onde deixá-lo!

 

Meninas, espero muuuito que gostem!! Foi feito com muito carinho para vocês!!!

Deixem dúvidas nos comentários que nós duas podemos responder.

Beijokas, Denise.

 

 

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