Home / Gestante / Check List da Gestação: O que preparar nos 1º, 2º e 3º meses.

Check List da Gestação: O que preparar nos 1º, 2º e 3º meses.

Check List: Primeiro Trimestre.
Preparativos no Primeiro Trimestre da Gestação.

Olá meninas, tudo bem?

Como já mencionei aqui algumas vezes, estou na minha segunda gestação!! Esperando o pequeno Gustavo. E gostaria de compartilhar com vocês um pouquinho dos meses da minha gestação. Como já faço aqui o Diário de Uma Gestação com dicas semana a semana do que esperar da Gravidez, de uma forma mais técnica, pensei em fazer agora um formato diferente.

Lembro que quando estava organizando o meu casamento (não meninas, não fugi do assunto não), processo que levou 1 ano, eu tive uma assessora que me falava assim: “Denise, agora é época de definir tal e tal serviço”. Tipo um check list dos preparativos do casório.

Pensei, então, que poderia fazer um Check List dos Meses Gestacionais. Tipo: “Agora você deveria providenciar a mala da maternidade”, ou “Nesse mês não se esqueça de tomar tal vacina!”. O que vocês acham??? Como estou na segunda gestação, e uma seguidinha da outra, me sinto mais tranquila com esse assunto de “prazos” e “afazeres”. E no meu dia a dia vejo de tudo, desde mães mega ansiosas que fazem o enxoval completo no terceiro mês de gestação, até aquelas sossegadas demais que vão comprar o bebê conforto no caminho da Maternidade!!! Rsrsrs.

Então, para ficar bem de acordo com o que estou vivendo agora, vou fazer um post desses por mês, de acordo com minha Idade Gestacional. Mas o post de hoje vai fazer um apanhadão do primeiro trimestre. Isso porque o primeiro trimestre é um pouco nulo no que diz respeito ao preparo para a chegada do filho. Ele serve mais para cuidados gerais com a saúde da mamãe.

Vamos então começar?

  1. Nos primeiros meses da gestação o melhor conselho que tenho a dar é: cuide da sua saúde e não se force a nada. Nessa fase o emocional está uma montanha russa, o sono é avassalador, os enjoos são terríveis… Por isso, se cuide, tente manter a sua rotina o mais normal possível e nem se preocupe com os preparativos para o bebê. Eu passei praticamente 3 meses só querendo dormir…
  2. Tome as vitaminas sugeridas pelo seu médico. As vitaminas são muito importantes no início da gestação, período que o embrião está se formando. Eu tomei ácido fólico (essa é a principal nessa fase!), ômega 3, vitamina D (essas duas já usava), iodo e multivitamínico gestacional (nossa!).
  3. Realize os Exames do Pré Natal. Nessa fase é muito importante iniciar o Pré Natal e realizar os exames de sangue, urina e o primeiro ultrassom. Geralmente se faz nessa época o primeiro Ultrassom Morfológico, que identifica riscos de mal formações fetais.
  4.  Pense no nome. É muito divertido começar a pesquisar nomes. Obviamente você não precisa definir tão cedo, mas eu pessoalmente sempre preferi ter um nome para chamar meu bebê do que simplesmente falar bebê. Eu já descobri o sexo dos meus dois filhos no segundo mês da gestação, pelo exame de sangue. Mas mesmo que você ainda não saiba, escolha um nome para menino e outro para menina.
  5. Não conte para todo mundo da sua gestação logo que fizer o exame de farmácia. Parece meio estranho esse conselho, mas como obstetra sei que infelizmente um grande número de gestações pode não se desenvolver. E quando isso ocorre, é muito triste ter que ficar explicando para todo mundo o que aconteceu. Como eu sempre digo, o início da gestação deve ser um momento feliz e íntimo entre o casal ou a família.
  6. Caso você pratique atividade física, não suspenda. Converse com seu médico sobre a sua rotina e a adeque para o seu estado atual. Caso esteja sedentária, aguarde um pouco para começar as atividades. Eu já vinha praticando atividades e mantive, só suspendi exercícios de impacto como corrida.
  7. Se não tem o hábito de usar filtro solar no rosto diariamente, adquira-o imediatamente! Eu estou usando um filtro clareador com FPS 30 da Eucerin que usei na primeira gestação e achei maravilhoso pois não desenvolvi nenhuma mancha na face. Veja em Dica para manter a pele do rosto bonita na gestação.
  8. Inicie também os cuidados de hidratação com a pele, usando cremes ou óleos diariamente em especial nas mamas, abdome e glúteo. Veja sugestões de produtos em Cremes para Prevenir Estrias Novo Creme Hidratante para Gestantes.
  9. Adquira o hábito de beber MUITA água todos os dias!!!
  10. E, super importante, suspenda hábitos ruins como consumo de álcool, tabagismo, uso de medicações por conta própria.

Bom meninas, a partir do mês que vem o nosso check list vem atualizado com as minhas semanas gestacionais.

Beijokas, Denise.

Veja também

Dra, como será o meu Parto?

Com grande frequência eu recebo a seguinte pergunta das minhas pacientes durante o acompanhamento de ...

4 Comentários

  1. Denise, estando grávida ainda no primeiro trimeste, é desaconselhável viajar de avião, com vôo de duração de 03:00 horas?

  2. Que bom que encontrei esse site- mamãe plena com todas essas informações! Vou acompanhá-lo sempre!!! Sendo a sra. médica nos dá tanta tranquilidade com as informações necessária para esta fase que estamos vivendo. Eu estou com 15 semanas de gestação e como foi bom ler que tudo que a sra passou eu também passei..Muito obrigada!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *