Home / Gestante / Sobre Parto: Humanização do Parto.

Sobre Parto: Humanização do Parto.

Helena recebendo banho logo após o parto.

Olá meninas, tudo bem?

Hoje em dia vemos que o assunto PARTO vem sendo extensamente comentado e debatido tanto em conversas informais, como em mídias, redes sociais e especialmente nos consultórios médicos.

Na minha opinião, todo esse movimento é bastante saudável, pois traz ao conhecimento de muitas mulheres e famílias, informações vitais para quem está planejando um filho, em especial o primeiro filho.

Infelizmente a desinformação ainda é muito frequente no nosso país, e vemos muitas situações negativas com relação ao parto sendo praticadas, tal como mulheres que chegam ao termo da gestação sem saber como deve ser um parto, quais os sintomas esperados,  cirurgias realizadas sem indicações, até um certo radicalismo nas decisões sobre via de parto.

Após alguns anos trabalhando diretamente na assistência ao parto de muitas mulheres distintas e em serviços também variados, e após ter experimentado a sensação maravilhosa de ter o meu próprio parto, chego a conclusão que ORIENTAÇÃO sobre isso nunca é demais. Ela deve ser sempre compartilhada, transmitida. Mas de maneira consciente, e não negligente.

Pensando nisso, pensei em fazer alguns posts sobre o assunto, tentando abordar as dúvidas mais frequentes e os pontos que acho fundamentais para todos conhecerem.

O primeiro aspecto que queria abordar é sobre a tão comentada Humanização de Parto. Eu, particularmente, acho que esse termo muitas vezes é mal empregado. Pois para algumas pessoas Humanização de Parto seria sinônimo a um parto realizado de maneira Natural, sem intervenção médica alguma. Para mim, Humanização de Parto vai muito além disso.

Um parto Humanizado para mim é aquele onde as três pessoas mais importantes envolvidas, Mãe, Pai e Filho terão a assistência que precisarem. De maneira individualizada. Com muita atenção. Respeitando o bem estar de todos. Primando pela saúde do serzinho que vai nascer. Valorizando também a saúde da Mãe.

Em uma gestação sem riscos, onde o trabalho de parto evolui naturalmente, geralmente não é preciso intervenção alguma. A mulher deve ficar confortável, recebendo o carinho de quem deseja, geralmente o parceiro, em um ambiente tranquilo, acolhedor, sem pressa. Felizmente esse cenário representa a grande maioria dos casos.

No entanto, muitas vezes não temos uma evolução tão tranquila da gestação, e intervenções médicas são necessárias, para salvar a vida de quem está chegando e preservar a saúde da Mãe. Um Descolamento Prematuro de Placenta por exemplo, requer a realização de uma cesariana de urgência, muitas vezes com desfechos não favoráveis. Nesse caso, acolher a paciente que chega em quadro de urgência prontamente, fazer um diagnóstico rapidamente, orientar o casal sobre a situação, realizar o procedimento como urgência, confortar a todos da melhor maneira possível, ao meu ver, também é realizar um Parto Humanizado. Mesmo com uma cirurgia.

Acredito realmente que a INFORMAÇÃO é o bem mais importante que as pacientes podem receber de nós, profissionais da saúde. E essa informação tem que ser passada aos longo dos 9 meses de gestação. Por isso o Pré Natal é tão importante para todas as gestantes.

Procure nesses meses entender mais sobre os partos. Converse com seu médico, participe de reuniões de grupos de gestantes, visite o hospital onde deseja ganhar o bebê, leia a respeito. Evite opiniões engessadas de outras pessoas, sempre terão pessoas com histórias negativa para contar, NÃO ouça!

Procure também cuidar da sua saúde. Faça as consultas, os exames, tome as vitaminas, se alimente bem, evite vícios, faça atividade física, cuide do seu emocional para que a ansiedade não a domine. Quanto mais tranquila for a sua gestação, com certeza mais tranquilo será o seu parto.

Vou fazer aqui, nas próximas semanas, mais posts com orientações específicas sobre os tipos de parto. Mas gostaria que eles fossem úteis, então peço que deixem aqui nos comentários suas dúvidas, para eu poder direcionar bem os tópicos.

Beijokas, Denise.

 

Veja também

Dra, como será o meu Parto?

Com grande frequência eu recebo a seguinte pergunta das minhas pacientes durante o acompanhamento de ...

2 Comentários

  1. Oi dra, entao queria saber um pouco mais pq as vezes o bebe nasce com falta de oxigenio no cerebro, minha anjinha nasceu com esse problema, no dia em que entrei em trbalho de parto. E fiz parto humanizado. Mesmo Deus ja ter levado ela

    • Olá,
      Essa é uma complicação obstétrica que geralmente envolve diversos fatores. Sinto muito pela sua anjinha, que com certeza está olhando por ti.
      Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *