Home / Gestante / Diário de uma gestação: Mês zero.

Diário de uma gestação: Mês zero.

Olá meninas, tudo bem?

Hoje vou começar uma sequencia de posts semanais com dicas do que acontece em casa fase da gestação. Acho bem bacana esse tema, pois quando estamos grávidas ficamos imaginando como o bebê está, pelo que ele está passando, se já sente, já ouve, já vê… Nossa, eu passei por isso, e olha que já tinha na “bagagem” uma experiência no assunto. Imagino que as mamães de primeira viagem, que ainda não entendem muito de gestação, devam ficar ainda mais curiosas! 22.06

E pensando no início da gestação, quando na verdade nem se sabe ainda que está grávida, achei legal começar esse tema falando do “Mês Zero” da gestação!.

Calma gente, não estou louca não. Mas acho que pensar em um mês Zero ajuda a entender quando engravidamos e como fazemos as contas loucas da Idade Gestacional. Digo loucas pois sempre recebo papais e mamães fazendo contas do tipo: “Mas se engravidei há 3 semanas, como estou na 5ª semana de gestação?”, ou então: “Quantos meses significa 25 semanas?”.

Então, primeiro conceito que eu queria passar hoje é de que tudo na gestação será baseado na Data da Última Menstruação (D.U.M). A partir dessa data vamos calcular semana a semana a Idade Gestacional e também a Data Provável do Parto (D.P.P), contada 40 semanas a partir da DUM.

Mas, porque contamos a gestação em semanas e não em meses? Isso pois de uma semana para outra bastante coisa pode acontecer, e determinamos as condutas certas por semanas, e não por meses.

E, porque contamos a data da última menstruação, se não engravidamos na menstruação? Sim, em geral o período menstrual não é um período fértil para a mulher. Geralmente engravidamos 2 semanas após essa data, no período ovulatório. No entanto, a menstruação é algo palpável, mensurável, já a ovulação não. Sendo assim, contamos a gestação a partir da data da menstruação, e todas as informações relacionadas aos 9 meses de gestação se baseiam nessa data. O Ultrassom também calcula a Idade Gestacional levando em conta essa convenção.

Por isso chamei de mês zero o primeiro mês da gestação, pois ele parte de uma data onde ainda nem ocorreu a fecundação.

Para entender melhor,contamos os meses a cada 4 semanas; assim fica bastante fácil de fazer a correlação entre semana e mês gestacional, dessa maneira:

Mês zero: de 0 a 3 semanas e 6 dias de gestação.
Mês 1: de 4 a 7 semanas e 6 dias de gestação.
Mês 2: de 8 a 11 semanas e 6 dias de gestação.
Mês 3: de 12 a 15 semanas e 6 dias de gestação.
Mês 4: de 16 a 19 semanas e 6 dias de gestação.
Mês 5: de 20 a 23 semanas e 6 dias de gestação.
Mês 6: de 24 a 27 semanas e 6 dias de gestação.
Mês 7: de 28 a 31 semanas e 6 dias de gestação.
Mês 8: de 32 a 36 semanas e 6 dias de gestação.
Mês 9: de 37 semanas até o final da gestação.

Em geral, a fecundação ocorrerá 2 semanas após a última menstruação, e nos próximos 15 dias o zigoto (produto formado pela fusão do material genético da mãe e do pai), vai iniciar a sua divisão celular e caminhar até o útero, onde vai se implantar. Digo caminhar até o útero, pois a fecundação ocorre, na grande maioria das vezes, nas trompas.

Quando a mulher notar a falta da menstruação e desconfiar da gestação já terá no mínimo 15 dias da fecundação e o futuro embrião já estará em um intenso processo de divisão celular. Até aqui em geral nada se sente, apesar de já estarem ocorrendo muitas alterações nas células dos futuros bebês, e já estarmos finalizando a 4ª semana gestacional.

Sendo assim, partiremos, a partir da próxima semana, com o diário semana a semana, começando na 5ª semana gestacional, quando já podemos ter o diagnóstico positivo da gestação. Vou procurar falar o que se passa com o feto, o que se passa com a mãe e o que dever ser realizado no pré natal.

Fiquem ligadas meninas!

Beijokas, Denise.

Veja também

Dra, como será o meu Parto?

Com grande frequência eu recebo a seguinte pergunta das minhas pacientes durante o acompanhamento de ...

10 Comentários

  1. Oi Denise!

    Parabéns pelo blog, está o máximo! Amei!

    Tenho uma dúvida, nesse jeito de contar a idade gestacional, é de se esperar que os enjoos passem depois da 12a (décima segunda) ou da 16a (décima sexta) semana?

    Beijinhos e obrigada!

  2. gostei muito da matéria….gostaria de uma ajuda baseada no que disse a cima….
    minha DUM foi 20/11/15, no dia 04/01/16 fiz a primeira ultra e constou 6 semanas redondas (+/ – 7 dias)…
    segundo o que vc disse, a provavel data da concepção foi na primeira semana de dezembro? ou no dia 20/11¹5 eu já estava grávida?
    lembrando que meu ciclo normal sempre foi 29 dias,mas quando parei o Ac desrregulou, por ex novembro era pra ter vindo dia 06 e so veio dia 20.

    • Olá Camila,
      Se a sua DUM foi 20/11 e você tem um ciclo de 29 dias, deve ter engravidado por volta do dia 05/12, ou seja, no início de dezembro mesmo.
      Abraços, Denise.

  3. Tive relação na segunda semana de janeiro d 2016, tomei uma pilula do dia seguinte por volta do dia 12 de janeiro dentro do tempo da pilula ser tomada. Após alguns dias que foi no dia 23/24 de janeiro desceu uma menstruação pouca por esses dois dias, a primeira pergunta é se a PDS foi valida ?
    Depois dos dois dias n tive mais menstruação. No mês de março descobri que estava gravida, em maio FIS a ultra dia 31, e deu 18 semanas e 3 dias. Com dpp 29/10/2016. Me ajudem, quando posso ter engravidado, janeiro ou começo de fevereiro????? Obrigado gente me ajudem.

    • Olá Taina,
      Pela DPP 29/10/2016 podemos considerar uma DUM suposta em 22/01/2016, e você teria engravidado umas 2 semanas após essa data, ou seja, por volta de 05/02/2016.
      Ajudou a esclarecer?
      Abraços, Denise

  4. Ola ! O meu Dum foi dia 25/01/16 tive relação dia 3/2 e na semana seguinte . Quando fui fazer a minha primeira ultra dia 20 de abril eu estava com 12 semanas e 1 dia. Então eu engravidei a partir da minha primeira relação no mês de fevereiro ou na semana seguinte ?
    Me responde pfv

  5. Olá!!!Minha menstruação sempre vem por volta do dia 22.No dia 02/07 tive uma relação e tomei a pílula do dia seguinte.No dia 16/07 fiquei menstruada 3 dias como de costume.Em 14/09 descobri que estava grávida de 8 semanas.Quando engravidei ao certo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *