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10 Dicas contra o Inchaço na Gravidez

Olá meninas, tudo bem?

O inchaço (ou edema) é uma alteração muito comum na gestação, em especial no último trimestre e nos meses de calor. Apesar de muito frequente, acomete as mulheres em intensidade variável, podendo passar despercebido ou ser bastante incomodo.

Quando associado a outros sintomas, como ganho de peso rápido, aumento abrupto do inchaço, dor ou formigamento dos membros e elevação da pressão arterial pode ser indicativo de complicações na gestação e dever ser prontamente acompanhado e tratado.

Mas, estou aqui falando do inchaço corriqueiro, que não implica em aumento de risco gestacional, mas causa muito desconforto.

Em geral, os membros inferiores são os que mais sofrem. As pernas ficam pesadas e dolorosas. Sapatos não servem mais. Mas, membros superiores e o corpo  inteiro podem inchar. E, a fim de trazer conforto às futuras mãezinhas, elaborei uma listinha de 10 dicas para amenizar o problema. Vamos ver?

1) Evite engravidar se estiver acima do peso. A adequação do peso dever ser uma meta para quem planeja engravidar.

2) Alimente-se bem e evite o ganho excessivo de peso na gestação.

3) Beba muita água. Esse líquido fantástico favorece a circulação sanguínea.

4) Evite o excesso de sal. Ao contrário da água, o sal faz reter mais líquido.

5) Pratique atividade física aeróbica regularmente. De baixo impacto, como a caminhada.

6) Durante o dia, evite permanecer em pé ou sentado por tempo prolongado.

7) Não fume.

8) Coloque os membros inferiores para cima ao deitar à noite.

9) Faça massagens.

10) Use meia elástica compressiva durante o dia (retire para dormir).

Caso o problema persista ou se agrave, comunique ao seu médico pré natalista.

Beijokas, Denise.

Pregnant woman making healthy food with her husband in the kitchen

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