Home / Filhos / 2º Mês do Gustavo: Parou de Evacuar.

2º Mês do Gustavo: Parou de Evacuar.

Olá meninas, tudo bem?

Me atrasei um pouco para vir aqui contar como foi o segundo mês de vida do Gustavo, principalmente por dois motivos: Helena está de férias e eu voltei a trabalhar! Ou seja, estou sem tempo até para respirar!!! Rsrsrs. Mas queria muito vir contar aqui algumas coisas desse segundo mês de Mamãe em dose Dupla, pois notei algumas coisas diferentes do início de vida da Helena, e experiência compartilhada é sempre útil, não?

Bom, Gustavo continuou mamando super bem e ganhando peso como deveria. No primeiro mês ganhou 1300g e no segundo 1000g! Daqui a pouco já vai dobrar o peso! Isso é muito lindo e fofo, mas as roupas dele estão ficando pequenas muito rapidamente!!! Ai meu Deus, não estou vencendo! Já partiu para a gaveta dos “3 meses” com 45 dias de vida!

No entanto, diferentemente da irmã, o Hábito Intestinal dele mudou radicalmente após os 40 dias de vida: ele simplesmente parou de evacuar todos os dias. Até esse período ele estava fazendo cocô umas 3, 4 vezes ao dia, como eu esperava ser o normal. Fazer líquidas e amareladas. De repende, simplesmente mudou. Na primeira vez passou 2 dias sem evacuar, até que fez fezes mais pastosas. Na sequencia, ficou mais 4 dias e nada!

Me lembrava, dos tempos de faculdade, que isso poderia acontecer, mas mesmo assim fui me informar com amigas pediatras. Todas falaram a mesma coisa: bebê que mama exclusivamente leite materno pode ficar até 10 dias sem fazer cocô. Isso é normal e se deve ao fato desse leite ser muito bem aproveitado e absorvido pelos pequenos. Como ele não manifestava irritação e ao evacuar não demonstrou dor nem outro problema, fiquei tranquila e esperei. Agora ele mantém um ritmo de evacuar umas 3,4 vezes na semana.

Com relação ao seu desenvolvimento, notei que nesse segundo mês de vida Gustavo ficou mais atento a tudo ao seu redor, em especial a sons. Quando falamos com ele, ele vira a cabecinha em direção ao som e fixa o olhar. Ele também começou a interagir com os brinquedinhos que ficam em seu baby bouncer e a admirar o móbile de sua cama. Já começou a esboçar sorrisinhos, a abrir as mãozinhas,  e, no final no mês, a sustentar o pescocinho.

As mamadas foram perdendo o ritmo e 3/3 horas após 40 dias, sendo que durante o dia ele fica mais tempo acordado e mama com intervalos que variam de 2 a 4 horas. Já às noites ele começou a espassar mais os horários das mamadas chegando a dormir 6 horas seguidas!! UHUUU!! Mamãe e Papai agradecem.

Agora, se Gustavo fez progressos valiosos com o sono, posso dizer que sua irmã mais velha fez o oposto! Ela passou a acordar algumas vezes de madrugada e resistir a dormir novamente, e também começou a dar trabalho para ir pra cama a noite. Parece que nesse segundo mês com o irmão ela se deu conta de que ele realmente veio para ficar e começou a disputar o terreno, principalmente o “colo” da Mamãe. Estamos levando com muita paciência mas nem sempre é fácil. No final do dia fico simplemente exausta…

Aprendendo a mamar,
Aprendendo a mamar,

Por fim, no final do segundo mês passei a retirar e congelar meu leite para poder voltar a trabalhar. Nesse início passarei apenas algumas tardes por semana no consultório, mas preciso também estar preparada para alguma urgência que venha a ocorrer – como um trabalho de parto no meio da madrugada! Além de tirar o leite, eu ensinei o Gustavo a mamar na mamadeira, e o processo foi bem mais tranquilo do que eu imaginava: pegou o bico na primeira vez, e não recusou a mama da Mamãe quando a ofereci na sequencia. Sucesso!!!

Bom, mês que vem trago mais novidades para vocês da minha vida com os dois pequenos.

Beijokas, Denise.

 

 

 

 

Veja também

Especial do Dia das Mães: Meu Segundo Parto.

Olá meninas, tudo bem? Vou começar o post de hoje com tudo: Feliz Dia das ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *