Home / Destaques / Armazenando Leite Materno.

Armazenando Leite Materno.

Olá meninas, tudo bem?

Percebo que muitas mamães sofrem bastante quando precisam voltar ao trabalho e estão amamentando seus filhos, seja de maneira exclusiva ou complementada, e acabam por desmamar os pequenos antes do desejado.

Acredito que muito disso ocorre por falta de informação e planejamento. O que penso ser uma judiação, haja visto todos os benefícios que o leite materno traz para os bebês , além das vantagens da amamentação paras as mamães também.

Como eu já mencionei anteriormente, eu tive que voltar a trabalhar muito cedo (Helena estava com apenas 50 dias), mas felizmente não a desmamei. Hoje ela está com 5 meses e mantém o aleitamento exclusivo.

Considerando a minha história de sucesso, pensei em passar algumas dicas para vocês também se planejarem, lembrando que a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde recomendam o Aleitamento Materno exclusivo até o 6º mês de vida, e o Aleitamento complementado até o 2º ano de vida.

A dica de hoje é principalmente para o Armazenamento do Leite.armazenandoleite

O tempo de armazenamento ideal na geladeira ou freezer varia de acordo com a literatura, mas em geral sugerimos guardar o leite na geladeira por no máximo 24 horas e no freezer por até 15 dias.

Para a retirada do leite você deve inicialmente estar com as mãos e as mamas higienizadas, e utilizar recipientes previamente esterilizados. A retirada pode ser feita através de uma ordenha manual, que não é muito difícil para quem tem excesso de leite, ou através de bombas que podem ser manuais ou elétricas. Eu particularmente recorri à bomba elétrica pois, apesar de ter leite suficiente para minha filha, ele não sai muito facilmente.

Por fim, o armazenamento pode ser feito em recipiente de vidro com tampa de rosca de plástico ou em sacos plásticos para armazenamento. Eu uso esses sacos e acho muito prático. Primeiramente eles já vêm esterilizados, o que reduz o nosso trabalho. Todos que já usei ou pesquisei são BPA Free, o que me deixa bem mais sossegada. Eles têm na parte superior um campo para anotação, onde podemos registrar o dia e hora da coleta e o volume coletado. E, ainda por cima, economizam espaço no freezer, bacana para quem precisa fazer estoque.

Importante saber que esses sacos não devem ser reutilizados, portanto vale a pena comprar uma quantidade grande.

Eu uso da marca Avent, mas comprei nos Estados Unidos e achei difícil encontrar para vender aqui no Brasil. Achei com mais facilidade em sites para compras on line os das marcas Lansinoh, Nuk e Pur. Todos esses parecem respeitar os mesmos critérios que mencionei acima. Facilmente encontramos em sites como Americanas, Submarino, Drogaria Onofre e Walmart.

Por fim, vale a pena lembrar que o leite para ser administrado ao bebê deve ser aquecido em banho Maria, estar em temperatura ambiente e não devemos re-armazenar as sobras do produto.

Muito bem, agora é só planejar a volta ao trabalho com mais paz no coração!

Beijokas,

Denise

Veja também

Cuidado com as Mamas.

Novo vídeo: 4 Produtos para Cuidar das Mamas durante a Amamentação.

Olá meninas, tudo bem? Duas semanas atrás eu vim falar aqui com vocês sobre Sutiã ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *