Home / Comportamento / Bebê não é Robô. Bebê não é tudo igual.

Bebê não é Robô. Bebê não é tudo igual.

Olá meninas, tudo bem?

Sabe, uma coisa que me deixa bastante incomodada é a COMPARAÇÃO que fazem com os bebês constantemente. Parece haver um consenso popular de como os bebês devem se comportar e, caso algum fuja às regras, pronto, alguém já vai compará-lo com outros bebês e manifestar sua indignação pelo “atraso” do pequeno.

“Nossa, seu bebê ainda não anda? O meu andou com 10 meses.”

“Na idade desse bebê ele já deveria estar falando!”.

“Ainda usa fraldas??? Os meus deixaram de usar com 1 ano e meio!”

E por aí vai.

Quando vejo esse tipo de situação, a minha primeira reação é de perguntar para a pessoa: “Puxa, não sabia que você era Pediatra!”. Mas, respiro fundo e penso: “Calma”. Sei que a maioria das pessoas não faz isso por mal. Muitas vezes só estão realmente preocupados e interessados no desenvolvimento saudável do bebê.

Porém, pensem em como essas comparações e manifestações negativas podem preocupar os pais das crianças. E muitas vezes gerar uma ansiedade desnecessária. Pois CADA CRIANÇA É UNICA. Cada uma se desenvolverá ao seu tempo, do seu modo. As habilidades não surgem todas de uma vez, como um reloginho. Elas vão sendo adquiridas aos poucos. O importante é o seu bebê se desenvolver sempre, ir mostrando progressos e conquistas continuamente.

A minha Helena, por exemplo, é uma tagarela de primeira. Fala desde muito cedo, várias palavras, com uma pronuncia excelente. No entanto, andou somente há poucas semanas, quando já estava com 1 ano e 3 meses. Nossa, o que eu ouvi de pessoas “preocupadas” com a falta de andar dela. Até ao ortopedista que aconselharam a levar. Gente, por favor! Respeitem o tempo de cada criança!!!

Bebê Andando. Fonte Foto Fotolia.
Bebê Andando.
Fonte Foto Fotolia.

Para avaliar atrasos no desenvolvimento passamos com nossos filhos no Pediatra regularmente. O profissional é a melhor pessoa para avaliar situações onde realmente há um problema e propor o melhor tratamento.

Então meninas, o que tenho a dizer é: É NORMAL QUE CADA BEBÊ SE DESENVOLVA A SEU TEMPO. Não se importem tanto com a opinião dos outros. Leiam, pesquisem, estudem como vocês podem estimular seus filhos para que eles atinjam o melhor de suas capacidades, e caso notem algo que lhes preocupe, procurem seus Pediatras, que com certeza serão as melhores pessoas para lhes orientar.

E, vamos tentar não comparar os pequenos. Deixemos que cada um seja único.

Beijokas, Denise.

Veja também

Especial do Dia das Mães no Pinterest.

Olá meninas, tudo bem? O Dia das Mães está chegando, e sei que apesar da ...

3 Comentários

  1. Ótima matéria!
    É tão inconveniente e até mesmo indelicado certos comentários em relação ao desenvolvimento da criança. Afinal, cada indivíduo tem seu tempo para crescimento pessoal, intelectual, etc. E, isso começa na infância!

  2. Nossa essas coisas chegam a me deixar irritada, cada um é único e tem seu tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *