Home / Gestante / Curva Glicêmica

Curva Glicêmica

Olá meninas, tudo bem?

Já ouviram falar de um exame que muitas gestantes realizam, geralmente na metade da gestação, quando se toma um líquido doce bem ruim? Pois trata-se da Curva Glicêmica.

Apesar de não fazer parte da rotina obrigatória de exames, ela é cada vez mais realizada pois são muitos os casos de Diabetes Gestacional atualmente, em especial pois a idade das gestantes vem aumentando  e a alimentação hoje em dia muitas vezes não é a mais adequada. E o objetivo desse exame é justamente diagnosticar o Diabetes.

O exame geralmente é realizado no sexto mês da gravidez, mais pode ser realizado antes dependendo da clinica da paciente. Pode ser indicado apenas por triagem, e é fortemente recomendado em pacientes com maior risco de diabetes como pacientes com idade avançada, obesas, com alteração do primeiro exame de glicemia do pré-natal, com histórico familiar ou pessoal de diabetes.

Para a sua realização, a mulher deve agendar um horário em um laboratório e comparecer em jejum de no mínimo 8 horas. A primeira dosagem será feita da glicemia (taxa de açúcar no sangue) em jejum. Logo após, a gestante deverá tomar uma solução bem doce, com uma alta concentração de um açúcar chamado destrosol. Essa solução parece um refrigerante de limão doce e sem gás. Não é gostoso, mas dá para encarar! Rsrsrs.

Mas, se o líquido não te fizer bem e você vomitar, terá que remarcar o teste para outro dia…

Após ingerir a solução, a mulher terá que permanecer por mais 2 horas no laboratório e fará medições seriadas da glicemia.

Parece trabalhoso, não? Realmente é cansativo, mas bastante importante.

Então, mantenha firme seu acompanhamento de Pré-natal e, caso seu médico solicite esse exame, você já estará preparada!

Beijokas, Denise.

hand holding blood in test tube and colored tubes test

 

 

Veja também

Dra, como será o meu Parto?

Com grande frequência eu recebo a seguinte pergunta das minhas pacientes durante o acompanhamento de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *