Home / Gestante / Diário de uma Gestação: 23ª Semana.

Diário de uma Gestação: 23ª Semana.

23 semanas
Fonte Foto: Fotolia.

Olá meninas, tudo bem?

Na 23ª semana gestacional o seu bebê já tem incríveis 500 g de peso!! Uhu!! Meio quilo! Não é bacana? E ele mede entre 28 e 29 cm de comprimento.

Nessa semana os fetos continuam aprimorando o funcionamento de órgãos importantes como o pulmão e o pâncreas. O pulmão é o último órgão a se desenvolver, na verdade só completa o desenvolvimento após o nascimento, quando receberá ar pela primeira vez. Ele muitas vezes é quem determina a maior ou menor chance dos bebês prematuros sobreviverem.

A pele dos pequenos é fina, transparente e enrugadinha nessa fase, fazendo com que seja possível ver por transparência os vasos sanguíneos e deixando uma cor rosada.

A audição dos bebês também fica cada vez mais apurada. Não deixe de conversar com eles e colocar boas músicas para ouvirem.

As mamães estão com a barriguinha cada vez mais saliente, e o umbigo tente a “pular” para fora nessa etapa. Não se preocupe, tudo volta ao normal depois.

As pernas tendem a ficar inchadas e pesadas. Sugiro cuidar bem delas, evitando saltos altos, realizando atividade física como caminhadas, evitando alimentação rica em sódio e deixando-as descansar para alto ao final do dia. Leia mais em 10 dicas contra o Inchaço na Gravidez.

Outra alteração comum da segunda metade da gestação é a inflamação ou o inchaço das gengivas, geralmente manifestos por sangramento aos pequenos atritos como escovar os dentes. É muito importante cuidar bem da sua boca para prevenir complicações futuras. Veja as dicas em Saúde Bucal na Gestação.

Beijokas, Denise.

Veja também

Tire suas dúvidas sobre Diabetes na Gestação.

Uma das situações que considero mais críticas na Gestação é o Desenvolvimento ou Agravamento da ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *