Destaques Gestante

Diário de uma gestação: 7ª semana.

Olá meninas, tudo bem?

Continuando no nosso diário, vamos falar hoje da sétima semana da gestação. E vamos começar falando de uma das coisas mais legais dessa semana: com 7 semanas é possível, na grande maioria das vezes, ver o embrião formado, dentro do saco gestacional e com o coraçãozinho batendo acelerado pelo ultrassom! É um dos momentos mais incríveis dessa jornada, o primeiro som do coração.

Eu acho bem legal realizar o primeiro exame de imagem nessa semana, e ele servirá para confirmar a Idade Gestacional, pois tem uma chance de acerto muito alta. Aqui, vale uma dica: quanto maior for a Idade Gestacional do bebê, maior a chance de erros pelo ultrassom no cálculo correto do tempo de gestação. Sendo assim, o primeiro exame tem sempre mais valor.

Nessa fase o embriãozinho começa a perder a sua cauda e adquire um formato mais humano, ainda com uma grande cabeça, caidinha sobre o corpo. É possível notar os membros crescendo e já temos nessa semana a formação dos dedos das mãos e pés, mas estes são presos por uma fina membraninha. As pálpebras iniciam sua formação, o nariz já começa a apontar. Órgãos importantes como intestino, pâncreas e até o apêndice já se formam nessa semana.

O coração torna-se mais complexo e com 4 câmaras formadas e o cérebro também está mais desenvolvido. Nessa semana começam a se formar ossos e músculos. Os pequenos têm, nessa fase, tamanho aproximado de 1,25 cm.

Para a mamãe, não muda muita coisa em relação a semana anterior. Apesar de ser intensa a movimentação do embrião dentro do útero, ela não é perceptível pelas mulheres pois eles são muito pequeninos ainda. Sintomas como sono excessivo e por vezes sonhos um pouco conturbados, enjoos, dor de cabeça, dor e peso nas mamas, alteração de humor e vontade frequente de ir ao banheiro são comuns.

No entanto, como o útero começa a crescer, também é bastante frequente sintoma de dor tipo cólica (parecido com cólica menstrual mesmo), porém leve. Ainda não é possível notar o crescimento uterino olhando pela barriga, mas alterações no corpo como aumento da região pélvica e abdome um pouco mais inchadinho podem ser percebidos.

Lembrando que, para quem ainda não iniciou o pré natal, quanto mais cedo os cuidados começarem, melhor será para a sua saúde e a do seu bebê! Além de realizar consultas periódicas, exames laboratoriais e de imagem, iniciar uso de algumas vitaminas, é fundamental buscar uma vida saudável e eliminar possíveis riscos, tais como tabagismo e uso de bebidas alcóolicas.

Muito bem, mais uma semana que começa aqui no Mamãe Plena e no nosso Diário.

Se tiverem dúvidas, escrevam para mim. Beijokas, Denise.

Sleeping young woman - isolated
Sleeping young woman – isolated

Mamãe Plena

Dra. Denise Gomes é Médica formada pela PUC Campinas, com residência em Ginecologia e Obstetrícia pela mesma instituição, é especialista em Genitoscopia e Histeroscopia e co-responsável pelo serviço de Pré Natal de Alto Risco do Hospital Municipal do Campo Limpo.

Em paralelo à rotina médica, é mãe de dois filhos e mantém um canal no Youtube chamado Mamãe Plena, que foi criado para compartilhar sua experiência com a maternidade e saúde feminina.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *