Home / Filhos / Banho em Recém Nascido 2 vezes por Semana.

Banho em Recém Nascido 2 vezes por Semana.

Olá meninas, tudo bem?

Vocês acharam estranho o título desse post? Pois eu também achei esse tema um pouco bizarro, confesso… Mas o fato é que essa tem sido a recomendação em algumas Maternidades – boas Maternidades – hoje em dia.

Impressionante como as coisas mudam rapidamente, não acham? Minha filha nasceu no início do 2015 e, durante nossa internação no hospital recebemos orientações sobre o seu banho com a equipe de enfermagem, sendo sugerido darmos o banho 1 vez ao dia, de preferência a noite, para ajudar a relaxar e dormir melhor. Perfeito! Foi o que adotamos como rotina aqui em casa.

Pois bem, agora em maio de 2016 estive novamente ao mesmo hospital, agora para receber meu menino e, durante as orientações sobre o seu banho eis a grande surpresa: me recomendaram dar banho somente 2 vezes por semana! Sim, isso mesmo! E não trata-se de uma medida temporária por conta do frio não, essa é a recomendação oficial da maternidade para todos os bebês nascidos a termo! Uau! Meu queixo caiu! Inclusive no próprio serviço eles não dão banho nos bebês com frequência maior que essa.

Fonte Foto: Fotolia. Banho Bebê.
Fonte Foto: Fotolia.
Banho Bebê.

Questionei os motivos e também busquei informação literária a respeito. Confesso que não encontrei muitas coisas. Mas pelo que eu compreendi, alguns especialistas dizem que o banho com frequência maior que essa em recém nascidos NÃO é NECESSÁRIO pois os bebês ao nascer não tem muita sujicidade – quase não saem de casa, não se expõem a ambientes sujos e contaminados, não praticam atividades físicas – e NÃO faz BEM, já que a pele deles é muito fina e delicada e mais susceptível a processos alérgicos e agressões, além de se expor os bebês a queda de temperatura corporal (hipotermia), aumentar sua frequência respiratória e correr o risco de provocar estresse em bebês mais sensíveis.

Bom, mas tudo isso não me convenceu muito… Sim, fui um pouco resistente a essa orientação. Mas, para não fazer besteira, perguntei ao Pediatra do meu filho. Ele concordou comigo, disse não achar prejudicial continuar dando o banho diariamente nele, como sempre fiz. Também conversei com algumas colegas médicas a respeito e a maioria também segue com essa rotina de banho 1 vez ao dia.

Vou aqui então defender a minha opinião. Ao contrário do que me disseram eu acho sim que os bebês se sujam bastante, principalmente pois a maioria evacua muitas vezes ao dia, e por vezes as fezes são volumosas e sujam até as costas, barriga, pés. Além disso, o banho traz outros benefícios que não apenas a higiene, a medida que ajuda a relaxar o corpo, a acalmar o bebê, e serve de um momento delicioso de troca de carinho com a mamãe, com o papai, com a família.

Acho que temos é que cuidar para que esse momento seja realmente muito prazeroso, evitando que a água fique muito fria ou muito quente, tomando cuidado com o ambiente para que não pegar friagem e usando produtos de higiene suaves para não agredir a pele dos pequenos.

Bom, achei legal vir aqui compartilhar com vocês essa “novidade”, mesmo que eu não seja muito a favor… O que vocês acharam? Estou louca para saber!

Beijokas, Denise.

Veja também

Especial do Dia das Mães: Meu Segundo Parto.

Olá meninas, tudo bem? Vou começar o post de hoje com tudo: Feliz Dia das ...

4 Comentários

  1. Oi Denise, nossa fiquei curiosa quando li o título, parece coisa de europeu tomar poucos banhos na semana! Rs. Concordo com você, banho uma vez no dia não faz mal a ninguém, além de ser uma troca de carinho e deixar o bebê relaxado! Quem não gosta de dormir limpinho, não é? Agora se o bebê apresentar doenças alérgicas, e a solução for suspender alguns banhos, tudo bem. Um beijo, seu pequeno é uma graça, parabéns!

  2. Oi…moto no MT e aqui o calor é insuportável…Quando tive meu primeiro filho…Hoje com 10 anos eu já havia adotado o hábito de dar dois banhos nele por dia…pois como vc falou…Eles fazem coco com frequência…tem as visitas…misturado com o calor isso me obrigou a seguir está rotina…e agora com o nascimento da minha filha em Dezembro irei continuar com os dois banhos diários…rsrsr…impossível dois banhos por semana no calor do MT…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *