Home / Filhos / Criança tem mais é que brincar.

Criança tem mais é que brincar.

Olá meninas, tudo bem?

Estamos começando hoje a Semana das Crianças, e vou dedicar os posts dessa semana à elas!!!

Pra começar resolvi trazer o assunto que mais nos remete ao universo infantil: o Brincar. Esse é um assunto que não é brincadeira não. Aliás, é muito sério.

Aos meus olhos, vejo que a nossa sociedade atual desvaloriza muito a importância de brincar pelas nossas crianças. Muitas vezes tratamos as crianças como pequenos adultos, com agendas super lotadas de compromissos e pouco tempo livre para brincar.

Penso que muitos fatores contribuem para isso. Excesso de trabalho dos pais, horas perdidas no trânsito, cansaço acumulado, ansiedade de oferecer o máximo de “oportunidades” para os filhos se desenvolverem, além da tecnologia que por muitas vezes consome todo o tempo e a energia dos pequenos.

Mas, se pararmos para pensar um pouco sobre o assunto e ler o que dizem os especialistas da área vamos valorizar muito mais o tempo que nossos filhos deveriam ter para brincar e entender que isso contribui de modo gigantesco para a sua formação.

Pesquisas provam que crianças que brincam tendem a se tornar adultos emocionalmente mais equilibrados e seguros, tem maior facilidade de aprendizagem, tornam-se mais criativos além de trazerem uma bagagem de lembranças que os fazem mais felizes.

E, muito importante, não basta dar um brinquedo novo por mês para seu filho e deixar que ele brinque só com ele. Não. Aliás, o brinquedo em si é o que menos importa. O que realmente importa é a brincadeira. E, por mais que brincar sozinho também seja importante, é fundamental que a família – pais, irmãos, avós, primos – brinque junto. Isso é fundamental!!!!!!

Ás vezes ficamos tão preocupados em educar nossos filhos, ensinar regras, impor limites, formar seu intelecto, e não dispensamos espaço na “agenda” para brincar com eles. Grande erro. Brincando podemos ensinar a compartilhar, a dividir, a criar, a imaginar, a sonhar, a amar, a organizar, a respeitar, a pensar. E, pode ter certeza, aprendemos muito com eles nesses momentos tão especiais.

Contudo, o que desejo para todos nessa Semana das Crianças e que possamos aprender com as elas a simplicidade e a alegria de BRINCAR.

Beijokas, Denise.

Brincando
Criança tem mais é que Brincar

Veja também

Especial do Dia das Mães: Meu Segundo Parto.

Olá meninas, tudo bem? Vou começar o post de hoje com tudo: Feliz Dia das ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *