Home / Família / Como introduzir religião aos filhos.

Como introduzir religião aos filhos.

Olá meninas, tudo bem?

Hoje é um dia muito especial, não? Dia das Crianças!!! Antes de tudo, PARABÉNS para os nossos pequenos!

Mas, esse dia tão especial só é FERIADO no nosso país por ser também o dia de Nossa Senhora Aparecida, que tanto abençoa esse nosso povo e as nossas crianças.

Como Católica praticante que sou, tenho um carinho muito especial pelo 12 de outubro e, pensando em todos os significados da data de hoje, resolvi escrever esse post pra tratar de um assunto delicado mas muito importante: como introduzir religião aos nossos filhos?

A primeira pergunta que vem à mente: é importante iniciar os nossos filhos na pratica religiosa?

Acredito que a resposta a essa pergunta seja bastante contraditória. Há quem ache importante, há quem defenda que isso deva ser opção da criança quando crescer, há quem nem se importe com essa questão. Eu aqui vou dar a minha opinião pessoal, mas não tenho a pretensão de ser a “dona de verdade não”.

Eu acredito que seja sim muito importante falar de religião às crianças, e introduzir alguma prática à elas. Penso que o mais lógico seja apresentar a religião dos pais. Creio que ao falarmos de Deus, ao ensinarmos a Rezar, ao ensinarmos a estamos também ensinado muitos valores positivos à eles e também oferecendo à eles um instrumento que eles podem usar para os momentos de necessidade.

A religião, não importa qual, ensina muitas coisas maravilhosas, como o AMOR ao próximo, o respeito, a solidariedade, a partilha. Ensina que devemos procurar sempre fazer o bem e quando isso não foi possível, ensina a nos arrepender e pedir PERDÃO. Ensina a valorizar o que temos, quem temos e quem somos. E, não queremos que nossos filhos aprendam tudo isso?

Outro aspecto que valorizo muito é a UNIÃO que a religião pode proporcionar à uma família. Criar hábitos como rezar juntos, frequentar missas ou celebrações em família, dispor um tempo para ler a palavra de Deus juntos, podem fazer com que pais, mães, filhos, avós, tios… convivam de um modo muito íntimo e sólido.

Bom, tendo dito tudo isso, gostaria de compartilhar algumas dicas de como podemos apresentar a religião aos nossos filhos e incentivar que eles vivam também a fé que temos. Eu tenho aplicado essas dicas aqui em casa e me sinto muito satisfeita com isso. Vamos lá:

Bebê Rezando.
Bebê Rezando.
  1. Crie uma rotina de orações. Reze com os seus filhos diariamente. Eu tenho por hábito rezar todas as noites antes de dormir, e criei o hábito de também rezar com meus filhos ao coloca-los na cama. É o momento de agradecer pelo dia, e pedir proteção pelo dia seguinte.
  2. Leve seus filhos às celebrações com você. Tem gente que não leva os filhos à Igreja por receio deles não se portarem bem. Creio que quando levamos os filhos a Igreja desde pequenos, esse torna um ambiente conhecido, eles aprendem como se portar e reconhecem o espaço e as pessoas como partes da sua vida.
  3. Cante. Acredito que todas as religiões (pelo menos as que eu conheço) tem músicas e cânticos próprios. Pois então cante essas músicas com seus filhos. É uma maneira deliciosa de transmitir os ensinamentos de Deus.
  4. Leia. Hoje em dia encontramos Livros Infantis que trazem a palavra de Deus de uma maneira lúdica e deliciosa. Até a Bíblia  você pode encontrar em versões “para crianças”. Ler é sempre educativo; quando lemos a palavra de Deus, educamos o intelecto e a alma.
  5. Brinque. Podemos encorporar a religião na brincadeira das crianças – minha filha ganhou dos avós uma boneca que fala a oração do Pai Nosso, coisa mais maravilhosa! Mas não precisamos de nenhum brinquedo específico, basta usar a criatividade!

Bom, finalizo por hoje desejando que Nossa Senhora Aparecida abençoe todas vocês, minhas meninas, seus filhos e famílias também!

Beijokas, Denise.

 

Veja também

Especial de Dia das Mães: Mães Especiais.

Olá meninas, tudo bem? Hoje senti uma alegria e uma emoção tão grandes ao ver ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *