Home / Lactante / Sobre Parto: Cuidados com Cicatriz de Parto Cesárea.

Sobre Parto: Cuidados com Cicatriz de Parto Cesárea.

Olá meninas, tudo bem?

Quando a mulher precisa ser submetida a uma Cesárea para o nascimento do seu filho, ela terá que lidar, além dos diversos afazeres com o bebê e com a sua saúde, com uma Cicatriz.

Hoje em dia em quase todas as cesáreas realizamos uma cicatriz horizontal baixa, na região dos Montes Pubianos, com aproximadamente 12-15 com de extensão. Mas, também podemos realizar um corte no sentido vertical, abaixo do umbigo, geralmente em situações específicas de risco (antigamente esse era o tipo preferido).

Independente do tipo de cicatriz que a mulher venha a apresentar, ela precisará realizar alguns cuidados sobre ela a fim de evitar complicações tais como infecção, sangramento, rotura, hipertrofia ou manchas.

Fonte Foto: Fotolia. Cicatriz Parto Cesárea.
Fonte Foto: Fotolia. Cicatriz Parto Cesárea.

Inicialmente, o repouso é muito importante para a mulher que acabou de ser submetida a cirurgia. Sabemos que no caso da cesárea o repouso não é absoluto, pois o bebê demanda muitos cuidados. Mas o conselho é que além dos cuidados básicos com o filho a mulher não realize mais nenhuma atividade, em especial nos primeiros 15 dias pós parto. Nesse período é importante evitar esforço físico, não carregar peso e não realizar qualquer outra atividade que cause desconforto. Dormir sempre que possível é também importante. Lembre-se de pedir ajuda quando o cansaço estiver forte. Após 15 dias a mulher pode ir retornando aos poucos com suas atividades rotineiras. Atividade física leve pode ser iniciada com aproximadamente 30 dias se estiver tudo bem, e atividade sexual após 40 dias.

A alimentação e a hidratação são fundamentais para o sucesso na cicatrização. Procure comer fontes de proteínas magras, carboidratos integrais, vitaminas e minerais variados com ênfase em alimentos ricos em Vitamina C, e evite excesso de sal e gorduras. Beba muita água todos os dias, ela será fundamental para a sua cicatrização.

Para o cuidado direto na cicatriz, o mais importante é a higiene local. Lave diariamente, de 1 a 2 vezes ao dia, a região da cicatriz com água e sabonete neutro e Seque muito bem após, preferencialmente com uma toalha limpa. Não use mais nenhum tipo de produto, seja creme, óleo, pomada, gel, sobre a cicatriz nos primeiros 15 dias. Não é preciso realizar nenhum curativo sobre o corte, apenas use uma calcinha e roupas apropriadas, de tecido leve que permita a pele respirar.

Hoje em dia temos diversas opções de curativos no mercado. Dependendo do que foi usado, podemos esperar que caia naturalmente durante o banho (geralmente curativos aderentes anti-sépticos). Se for usado um curativo tradicional, normalmente ele é retirado ainda no Hospital.

Os pontos podem ser realizados internamente (intra-dérmicos), com fio absorvível, e nesses casos não precisam ser retirados. Ou eles podem ser realizados internamente com fio não absorvível ou externamente, e nesses casos o seu médico deverá retirá-los em aproximadamente 15 dias após o parto.

O uso de cintas pós parto não é obrigatório, mas pode trazer um alívio para as mulheres após o parto. Entretanto é importante verificar com seu médico quando iniciar o uso, a fim de não prejudicar a cicatrização inicial da ferida operatória.

Evite tomar sol sobre a cicatriz por um período de até 6 meses após o parto. Caso venha se expor ao sol antes disso, use um biquíni sobre ela e passe protetor solar sempre.

Em alguns casos com maior risco de formação de cicatrizes hipertróficas e queloides, podemos usar preventivamente pomadas específicas, geralmente a base de corticoide. No entanto, isso só pode ser feito após a ferida operatória estar bem cicatrizada, e por isso deve ser sempre avaliada por um médico antes do tratamento.

É muito importante que a mulher já esteja preparada para esses cuidados antes mesmo do parto. Não deixe de ler também sobre os Cuidados da Cicatriz Cirúrgica Pós Parto Vaginal.

Beijokas,

Denise.

 

Veja também

Cuidado com as Mamas.

Novo vídeo: 4 Produtos para Cuidar das Mamas durante a Amamentação.

Olá meninas, tudo bem? Duas semanas atrás eu vim falar aqui com vocês sobre Sutiã ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *