Comportamento

Deixar ou não deixar o bebê chorar?

Olá meninas, tudo bem?

Quando a gente se torna mãe começam os nossos dilemas com relação a educação dos pequenos. Tenho que dizer que não é fácil a tarefa de criar um serzinho pequeno e indefeso. Acho que é a maior responsabilidade da vida de uma mãe e de um pai. Fazemos de tudo para torná-los pessoas de bem, pessoas felizes, pessoas realizadas, pessoas de sucesso.

Mas, não existe receita de bolo para isso. E um dos pontos que geram conflitos para as mamães desde o nascimento dos filhos é: “Devo deixar o meu bebê chorar ou não?”.

Eu sou da opinião que NÃO, não devemos deixar os bebês chorando. E baseio essa minha crença obviamente no meu instinto de mãe, mas também em matérias, livros e estudos que leio. E vou explicar o porquê.

O choro do bebê é a sua maneira de se comunicar com o mundo. O bebê não fala, não anda, não se meche, não consegue aliviar o seu sofrimento sozinho. Dessa forma, ele se utiliza do choro para expressar o seu desconforto: fome, sede, dor, cansaço, irritabilidade, frio, calor… todas essas sensações provocam o choro no bebê. Muitas vezes basta que resolvamos essas questões e os pequenos de acalmam. Ignorar esse grito de “socorro” pode trazer muito sofrimentos aos bebês.

Aí você vai falar: “Mas e quando nos certificamos de que está tudo bem com o bebê, mas ele insiste em chorar?”.

Será que está tudo bem mesmo? A despeito do bebê estar fisicamente confortável, ele pode estar necessitando do bem mais precioso dele: de sua mãe. Os bebês tem uma necessidade grande de estar próximo à mãe, de se sentir protegido em seu colo, não lidam bem com a separação. Muitas vezes choram para conseguir o colo mesmo. E porque negar à eles?

Já li muitas opiniões de profissionais que dizem que devemos ensinar aos bebês alguns comportamentos, como dormir sozinho, deixando-os chorar até parar. E que os pais e cuidadores dever se treinar para suportar esse choro sem se sensibilizar com ele. Eu não concordo com isso. Primeiro pois não consigo achar normal e confortável ver um bebê chorando, e depois por concordar mais com pesquisas recentes que li sobre o assunto.

Um estudo norte-americano atual diz que os 3 primeiros anos de vida da criança são muito importantes para o desenvolvimento neurológico e emocional das crianças. Que muito do vivenciado nessa época terá reflexo em sua vida adulta. E, segundo este estudo, bebês que choram sem receber consolo acabam por por vivenciar uma situação de estresse muito grande, de abandono, que podem fazer com que sejam adultos mais ansiosos, temerosos, com baixa auto-estima, que preferem o isolamento e tem maior dificuldade em controlar as emoções.

Ave, eu não quero isso para os meus pequenos não!

Além do que, é tão prazeroso para nós, mamães, confortar, aconchegar, ninar os nosso bebês. Então eu penso, “porque negar a nós dois momentos tão deliciosos?”.

Se é para educar, acredito que podemos fazê-lo sem tanto radicalismo. Quanto ao sono, por exemplo, minha filha dorme em seu berço, sozinha, desde os 2 meses de vida. Nós ensinamos isso a ela, com paciência, com carinho, sempre confortando-a, mas sem precisar deixa-la chorando sem parar. E, agora com a chegada do irmão, ela tem tido noites ruins, que acorda chorando, e pode ter certeza que tanto eu como o pai dela sempre a acolhemos nesses momentos, seja a hora que for.

Penso eu que o tempo passa tão rapidamente, que logo logo meus filhos estarão grandes, independentes, fugindo do colo da mamãe… então porque não aproveitar dos momentos que podemos ter juntos agora, quando eles mais precisam de mim?

Então, menos choro e estresse e mais carinho e colinho!!!

Beijokas, Denise.

 

Mamãe Plena

Dra. Denise Gomes é Médica formada pela PUC Campinas, com residência em Ginecologia e Obstetrícia pela mesma instituição, é especialista em Genitoscopia e Histeroscopia e co-responsável pelo serviço de Pré Natal de Alto Risco do Hospital Municipal do Campo Limpo.

Em paralelo à rotina médica, é mãe de dois filhos e mantém um canal no Youtube chamado Mamãe Plena, que foi criado para compartilhar sua experiência com a maternidade e saúde feminina.

Você também pode gostar...

5 comentários

  1. Flávia Araújo diz:

    Perfeito. Tenho essa mesma opinião. O tempo passa tão rápido, porque não dar colo quando ela pede?! Como sempre arrebentou no tema . Bjs

  2. Gleiciane diz:

    Deixar chorar pra aprender??? Tambem nao concordo! Somos máes e queremos o melhor para o nosso bb! Nossos filhos terão uma vida toda pra aprender coisas que a sociedade insiste que tem que serr o mais breve possível …toda mãe deve vero que é melhor para seus filhinhos mas eu tenho 3 filhos e nunca deixei chorando no berço paraaprender a ter autonomia o que eu quero que meu filho aprenda e saiba sempre que eu vou estar sempre lá para acalmar cuidar

    1. Mamãe Plena diz:

      Super de acordo Gleiciane,
      Abraços, Denise

  3. Tatiane diz:

    Denise, como vcs ensinaram sua bebê a dormir sozinha no berço?

    1. Mamãe Plena diz:

      Tatiane, foi um processo que envolveu principalmente rotina. Ela ainda era pequena. Criei uma rotina que envolvia banho, orações, mamada, ambiente escuro e silencioso e após todo o processo falava que era hora de dormir, que ela ia deitar na cama, e que mamãe e papai estavam ao lado. Na primeira semana ela reclamava, chorava, e então eu a acalmava e voltada no berço. Então ela aprendeu.
      Recentemente, com a chegada do irmão, ela começou a reclamar de ir para cama. Então novamente estabeleci uma rotina com ela, agora um pouco modificada por ela estar mais velha, e estamos com muita paciência re-ensinando-a a dormir sozinha.
      Tenho um post que fala mais sobre isso. Veja no link http://www.mamaeplena.com.br/a-hora-do-soninho/
      Beijokas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *