Home / Gestante / Diário de uma Gestação: 18ª semana

Diário de uma Gestação: 18ª semana

Olá meninas, tudo bem?

Vamos falar hoje de mais uma semana do nosso diário.

A 18ª semana é importante pelo desenvolvimento auditivo dos pequenos. Aqui ele começa a ouvir alguns sons, em especial os batimentos cardíacos maternos, o fluxo de sangue pelo cordão umbilical e os ruídos intestinais da mãe. Com os dias se passando essa função sensorial vai se desenvolvendo cada vez mais e os bebês passam a ouvir ruídos externos como vozes e músicas.

Algumas mamães já começam a sentir os movimentos fetais nessa etapa da gestação, e os pequenos encontram-se bem ativos, dando chutes e realizando cambalhotas. Os pulmões fazem movimentos que se assemelham a respiração, mas por não haver ar, eles inalam o próprio líquido amniótico.

O útero já está bastante crescidinho e pode ser facilmente palpável aproximadamente 2 cm abaixo do umbigo. Também é bastante fácil ouvir os batimentos cardíacos fetais com os aparelhos específicos chamados Sonar Doppler. Seu médico deve usar um desses nas consultas para averiguar a frequência e o ritmo dos batimentos cardíacos fetais.

As futuras mamães continuam bastante dispostas nessa semana e aconselho aproveitar toda essa energia para os preparativos com o bebê. Que aliás são muitos: quarto, enxoval, carrinho, bebê conforto, mamadeira… gente, parece coisa que não acaba mais! Mas é uma delícia, aproveitem!

E não deixem de seguir nas consultas médicas mensais.

Beijokas, Denise.

illustration of the fetal development - week 18

Veja também

Dra, como será o meu Parto?

Com grande frequência eu recebo a seguinte pergunta das minhas pacientes durante o acompanhamento de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *