Home / Gestante / Sobre Parto: O Parto causa Hemorroida?

Sobre Parto: O Parto causa Hemorroida?

Olá meninas, tudo bem?

Hoje vim aqui falar um pouquinho para vocês de uma dúvida que atinge muitas mulheres mas que, até mesmo por vergonha, muitas deixam de questionar.

Já ouviram falar que o Parto pode provocar Hemorroida?

Doença Hemorroidária e Gestação.
Doença Hemorroidária e Gestação.

Pois bem, vamos começar entendendo o que é Hemorroida ou Doença Hemorroidária.

Hemorroidas são umas “varizes” na parte inferior do reto (parte final do intestino) e no ânus. Elas significam que as “veias” da região estão acumulando sangue, ficam inchadas, inflamadas, e muitas vezes dolorosas. Podem ocorrer mais internamente e não serem notadas, ou podem ser externas e facilmente visíveis.

Geralmente as Hemorroidas se formam quando ocorre uma sobrecarga de peso e esforço repetitivos, maiores do que os vasos sanguíneos podem suportar, então eles passam a reter o sangue e provocam todos os sintomas associados a doença.

Sendo assim, é um problema muito associado a pessoas com constipação intestinal crônica, que fazem esforço demasiado para evacuar. Muito comum também em obesos e em GESTANTES, pela sobrecarga de peso que tem que suportar.

Então, podemos dizer que toda a gestante pode sim desenvolver Doença Hemorroidaria ou agravar uma pré existente. O esforço do parto pode também contribuir para o agravamento do problema, mas esse geralmente já ocorria antes.

Mas, como com o término da gravidez a sobrecarga aos vasos sanguíneos do ânus e reto vai cessar, a maioria das pacientes apresenta regressão total ou parcial das Hemorroidas. Por isso mesmo, indicamos apenas acompanhamento do quadro nessa fase da vida, e tratamento paliativo para alívio dos sintomas, caso seja necessário. Tratamentos definitivos, como as cirurgias, normalmente não são indicados para as gestantes e puérperas, salvo situações de emergência com risco de “necrose” da região (não se prendam a isso, é bastante raro de acontecer).

Os sintomas da Doença Hemorroidária podem ser: nenhum, sensação de “bolinha” saindo do ânus, sangramento ao evacuar, coceira locar ou dor local. Caso você apresente algum deles, procure o seu Médico Pré Natalista, que deverá lhe avaliar, sugerir um tratamento clínico ou encaminhar para o Especialista se for preciso.

Por fim, gostaria de salientar que todas as mulheres que engravidam podem estar sujeitas a essa intercorrência. Devemos preveni-la cuidando da alimentação para evitar obstipação intestinal, bebendo bastante água, cuidando da higiene anal e criando uma rotina diária para o bom funcionamento intestinal. Com relação a via de Parto, o Parto Vaginal não está contra-indicado pela presença de Hemorroidas e nem deveria ser evitado por isso.

Beijokas, Denise.

Veja também

Dra, como será o meu Parto?

Com grande frequência eu recebo a seguinte pergunta das minhas pacientes durante o acompanhamento de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *