Home / Gestante / Diário de uma gestação: 20ª semana

Diário de uma gestação: 20ª semana

Olá meninas, tudo bem?

Parabéns!!!! Você chegou na metade da gestação!!!

Sim, a maioria das gestações evolui até 40 semanas, então entramos na metade da gestação na 20ª semana. Nessa semana também inicia o 5º mês da gestação. Veja só quantas novidades!

A gestação está cada vez mais evidente, a barriga já chega na altura do umbigo e, um grande número de mamães passa a sentir a movimentação fetal agora no 5º mês. Gente, é uma das melhores sensações do mundo!!! A princípio você pode achar que está com gazes, ou não identificar bem os movimentos, pois são suaves. Mas conforme o bebê vai ganhando peso, isso fica mais expressivo.

Algumas alterações físicas começam a ser sentidas nessa fase da gestação, tais como falta de ar aos pequenos esforços como subir escada (ficamos ofegantes sem nem perceber), inchaço nas pernas, pés, mãos e dor nas costas. Ajuda bastante manter uma rotina de prática de atividades físicas leves e descanso adequado.

O bebê na 20ª semana de gestação continua crescendo e se desenvolvendo. A pele passa a ser coberta por uma secreção branca um pouco grudenta chamado vérnix, a qual ajuda na proteção da pele. Dependendo da Idade Gestacional que o bebê nascer ele ainda pode vir ao mundo com uma boa quantidade dessa secreção.

O sistema digestivo está amadurecendo e começa a produzir uma secreção chamada de mecônio, composta por células mortas. Essa será o primeiro produto fecal que seu pequeno vai eliminar durante ou logo após o parto.

Um importante exame é realizado a partir dessa semana, o Ultrassom Morfológico do Segundo Trimestre. Recomendamos realizar esse ultrassom entre 20 a 24 semanas. Ele é bastante importante para identificar possíveis problemas de formação do bebê. Avalia detalhadamente cada órgão e estrutura, e tem uma eficácia em torno de 85% na detecção de mal formações fetais. Com o diagnóstico precoce, os papais podem se preparar e discutir com especialistas possíveis tratamentos.

Ah, caso vocês ainda não saibam o sexo dos seus babys, esse ultrassom pode ser um ótimo momento para isso!

Muito bem meninas, “vamo que vamo” que estamos na metade do caminho!

Beijokas, Denise.

20 semanas de gestação

Veja também

Dra, como será o meu Parto?

Com grande frequência eu recebo a seguinte pergunta das minhas pacientes durante o acompanhamento de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *