Home / Gestante / Diário de Uma Gestação: 25ª Semana.

Diário de Uma Gestação: 25ª Semana.

Fonte foto: Fotolia. Gestação 25 semanas.
Fonte foto: Fotolia. Gestação 25 semanas.

Olá meninas, tudo bem?

Continuamos no 6º mês gestacional, na 25ª semana.

Esse continua sendo um período tranquilo para as gestantes, mas alguns sinais e sintomas podem ser percebidos. Varia muito de mulher para mulher.

A elevação de alguns hormônios, em especial derivados androgênios, podem aumentar a quantidade e a espessura dos pelos, em especial na face, abdome e mamas. Os cabelos também tendem a ficar mais cheios e com cabelos novos, bem bonitos mesmo. Mas, infelizmente o que não cai na gestação tende a cair tudo de uma vez depois… (por isso o período de amamentação pode vir acompanhado de sensação de queda de cabelo).

Os hormônios e as alterações circulatórias também podem provocar dor, desconforto e inchaço das articulações, em especial nos membros.

Algumas alterações no sistema digestivo podem ser notadas, como a azia frequente e intensa, obstipação intestinal e mudanças no apetite. Já o sistema urinário continua provocando idas frequentes, e chatas, ao banheiro… isso é a gestação inteira.

Outro sintoma muito frequentemente referido é a alteração do sono, com insônia e pesadelos frequentes.

Já os pequenos estão cada vez mais desenvolvidos e com aparência semelhante ao que terão ao nascimento. O cabelo deles também está bastante crescidinho, assim como o das mamães. Além disso, eles costumam crescer bastante nesse período e os movimentos são intensos e facilmente perceptíveis.

Alguns estudos mostram que os 5 sentidos estão cada vez mais aprimorados e os fetos reagem a estímulos como musica e luz. Os sentimentos das mães também refletem nos filhos, por isso é tão importante buscar um equilíbrio emocional.

Os cuidados recomendados na 25ª semana gestacional seriam de manter uma alimentação equilibrada, tomar diariamente os suplementos vitamínicos sugeridos pelo seu médico, praticar regularmente atividade física, tentar manter uma boa qualidade de sono e beber MUITA água!

Muito bom meninas, continuamos o diário semana que vem.

Beijokas, Denise.

Veja também

Dra, como será o meu Parto?

Com grande frequência eu recebo a seguinte pergunta das minhas pacientes durante o acompanhamento de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *