Home / Gestante / Diário de uma Gestação: 30ª semana.

Diário de uma Gestação: 30ª semana.

Fonte Foto: Fotolia.
Fonte Foto: Fotolia.

Olá meninas, tudo bem?

Hoje vamos falar da 30ª semana de gestação. Já se deram conta de que só faltam 10 semanas! Você já passou por 3/4 da gestação, isso não é incrível?

E, com o avançar das semanas e com o “regime de engorda” que seu bebê vem realizando nessa reta final, você talvez comece a sentir o peso da barriga incomodando. Isso é normal. Cansaço, pressão na virilha, dor na lombar e no cóccix, falta de ar, dificuldade para dormir… Tudo isso pode te acompanhar nessa reta final.

Os pequenos ainda têm bastante líquido dentro da barriga, mas esse volume vai diminuindo com o passar das semanas. Até por isso mesmo, por ter mais “bebê” e menos “espaço livre” na barriga, você pode notar uma redução na intensidade da movimentação fetal.

Também é comum notarmos um aumento das oscilações de humor nas mulheres nesse finalzinho do sétimo mês de gravidez. Isso se deve a uma somatória de fatores, como excesso de preocupação com o parto, receio dos cuidados com o bebê, problemas para dormir e descansar, alterações hormonais. Não se cobre muito caso a sua cabeça e seu coração pareçam uma montanha russa! Você é sim normal! Rsrsrs.

Dentro do seu útero o seu pequeno está praticamente formado. Pulmões e sistema digestivo praticamente prontos. Os olhos já tem inclusive cílios e sobrancelhas, e especialistas garantem que eles já conseguem enxergar, distinguindo claro do escuro por exemplo. Pode fazer estímulos por exemplo com uma lanterna que eles dizem ser positivo.

Um bebê de 30 semanas mede, em média, entre 40-43 cm da cabeça aos pé e pesam em torno de 1300 g! Sim, seu pequeno está crescendo!!! Ah, caso você tenha muita vontade de já ver o rostinho do seu filhote e ainda não tiver feito o Ultrassom 3D, esse pode ser um bom momento!

Beijokas, Denise.

Veja também

Dra, como será o meu Parto?

Com grande frequência eu recebo a seguinte pergunta das minhas pacientes durante o acompanhamento de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *