Home / Gestante / Sobre Parto: 5 dicas valiosas para quem planeja o Parto Normal.

Sobre Parto: 5 dicas valiosas para quem planeja o Parto Normal.

Contato com Helena Pós Parto

Olá meninas, tudo bem?

Continuando hoje no tema PARTO, gostaria de deixar 5 dicas para as gestantes que estão se preparando para o parto. Como eu disse no primeiro post sobre o assunto (se você não leu, veja no link Humanização do Parto), a falta de informação pode prejudicar muito as mulheres nesse momento tão especial, e por vezes muito delicado.

Vamos conferir?

    1.  Mantenha a PACIÊNCIA.

Sim, acredite em mim, essa é uma das coisas mais difíceis de se fazer. A gestação, com todas as suas alterações hormonais, costuma provocar muita ansiedade nas mulheres, e o último mês tende a ser o pior de todos. Além da ansiedade bate o cansaço, a insegurança, isso sem mencionar todas as opiniões que são dadas do tipo: “Nossa, esse bebê não vai nascer nunca!”. Nesse momento, é vital manter a paciência. Lembre-se que a maioria dos bebês só nascem por volta da 40ª semana. Então, aguente mais um pouquinho.

2.   Conheça os sinais do TRABALHO DE PARTO.

Converse com o seu médico sobre isso nas semanas finais da gestação e leia a respeito. Certamente é difícil reconhecer os sinais na primeira vez, mas quanto mais você conhecer a teoria, mais fácil ficará para identificar a hora certa. Importante você saber que o parto costuma levar algumas horas, então não precisa se desesperar ao primeiro indício.

3.   EXERCITE-SE.

Ao longo da gestação procure fazer exercícios físicos aeróbicos e anaeróbicos, que sirvam para fortalecer a sua musculatura e preparar o sistema cardio-pulmonar. Um corpo preparado e fortalecido tende a aguentar melhor todo o processo do parto.

4.   Controle os RISCOS da sua gestação.

As maiores indicações de Cesáreas são em gestações de alto risco como por exemplo em Crises Hipertensivas não controladas, Diabetes Gestacionais, Partos Prematuros. Muitas das situações de risco podem ser controladas ou evitadas com um planejamento pré-gestacional e com um cuidado bem feito de pré natal. Com isso, reduz-se também as chances de partos operatórios.

5.   Não tenha PRÉ-CONCEITOS.

Eu atendo muitas mulheres que por vezes já chegam com a cabeça engessada contra o parto normal por pré conceitos como: “Vou sofrer”, ou “Vai danificar o meu corpo”. Já planejam uma cesárea sem nem conhecer a fundo os tipos de parto ou então por influencia de outras pessoas. Calma, não tenha medo. Aproveite os 9 meses da gestação para entender melhor todo esse mecanismo e eliminar aos poucos as suas dúvidas.

Bom meninas, preciso muito da participação de vocês para fazer um trabalho cada dia melhor.

Comentem aqui em baixo quais são suas dúvidas sobre PARTO e ficarei muito feliz em respondê-las.

Beijokas, Denise.

Veja também

Dra, como será o meu Parto?

Com grande frequência eu recebo a seguinte pergunta das minhas pacientes durante o acompanhamento de ...

1 comentário

  1. Olá!

    Você considera que o a episiotomia seja essencial no parto normal ou pode ser dispensada? E ser feita apenas em casos necessários? Eu gostaria muito de ter um parto normal mas morro de medo desse corte, de ser feito de forma errada e deixar sequelas. Na sua opinião é melhor lacerar ou cortar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *