Home / Saúde da Mulher / Dúvidas de Consultório: Anticoncepção x Cirurgia Bariátrica.

Dúvidas de Consultório: Anticoncepção x Cirurgia Bariátrica.

Olá meninas, tudo bem?

Há alguns anos a Cirurgia Bariátrica começou a ser praticada nos pacientes com Obesidade Mórbida e Altos Riscos Metabólicos como Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial. Apesar de ser um tratamento bastante invasivo, rapidamente se difundiu pelos elevados índices de sucesso e melhora da expectativa de vida dos pacientes. Vemos hoje em dia muitas mulheres jovens, no seu período reprodutivo, realizando o procedimento.

Fonte Foto: Fotolia. Obesidade x MAC.
Fonte Foto: Fotolia. Obesidade x MAC.

Com isso fica a pergunta: “Como fazer a Anticoncepção nesses casos?”.

Inicialmente é importante sabermos de que a Redução da Obesidade pode Aumentar a Fertilidade da mulher. Isso ocorre pois o tecido adiposo (o nosso estoque de gordura) em excesso pode produzir hormônios semelhantes aos produzidos pelo ovário, e com isso interferir no funcionamento deste, provocando parada da ovulação e redução da fertilidade. Não raramente podemos ter inclusive suspensão dos ciclos menstruais em mulheres pelo excesso de peso. Dessa maneira, o retorno a um peso corporal adequado tende a melhorar o funcionamento ovariano e as chances de engravidar.

Outro ponto importante é que, dependendo do tipo de cirurgia realizada, ocorre uma Redução importante da Absorção de nutrientes, vitaminas e sais minerais pelo estômago da paciente. Não raramente podemos ver, principalmente nos primeiros meses pós cirurgia, desenvolvimento de anemia pela carência de ferro ou de deficiência de alguma vitamina. Considerando que para gerar um bebê saudável e se manter saudável na gestação a mulher precisa de um bom aporte nutricional, engravidar logo após a cirurgia não é aconselhável. Isso sem mencionar que a gestação poderia levar a uma aumento de peso e perda da cirurgia. São aconselhados mínimo de 2 anos de intervalo entre a cirurgia e uma gestação.

Contudo, recomenda-se o uso de algum Método Contraceptivo para essas mulheres pós cirurgia bariátrica. Na escolha do método ideal, a primeira consideração a se fazer é: qual tipo de cirurgia foi realizado. Nos tipos onde ocorre prejuízo na absorção de nutrientes, ocorrerá também redução da absorção de medicamentos, então as pílulas de uso oral NÃO são indicadas. Já nos demais tipos cirúrgicos, isso não seria um problema.

Nas situações onde não indicamos as pílulas, podemos lanças mão das outras vias de administração hormonal, tais como:

  • Injeção mensal ou trimestral;
  • Anel Vaginal;
  • Adesivo Transdérmico;
  • DIU Hormonal;
  • Implante.

Os métodos não hormonais também podem ser indicados, sendo eles:

  • Camisinha Masculina ou Feminina;
  • DIU de Cobre;
  • Diafragma.

Então, é importante que a mulher que se submeta a esse tipo de cirurgia faça um acompanhamento conjunto com o Gastro Cirurgião e o Ginecologista, a fim de planejar bem seu futuro reprodutivo.

Beijokas, Denise.

Veja também

Tenho Corrimento a Vida Inteira!

Se você está achando engraçado o título deste post, saiba que essa é uma frase ...

14 Comentários

  1. A injeção Cyclofemina é recomendada? Estou com receio de usar e dar algum problema. Procurei saber no site http://cyclofemina.com.br/ mas não encontrei. Aguardo sua resposta e agradeço desde já a atenção!

    • Andrea, essa pode ser uma opção para pessoas que não tenham risco de usar estrogêneo. Por exemplo, durante o período da cirurgia e de repouso não é aconselhável. Pela absorção não teria problema. Aconselho a não tomar nenhum medicamento hormonal sem a prescrição do médico. Um abraço.

  2. Obrigada ! Fiz Cirurgia bariátrica e meu cirurgião indicou o anel vaginal . Minha ginecologista indicou o anel vaginal . Pedi no Instagran um vídeo sobre o assunto . E vc me direcionou ao seu blog . Como sempre vc utiliza de uma linguagem muito fácil compreensão. Muito obrigada ! Feliz de suas pacientes por ter uma médica tão capaz e linda ! Felicidades sempre !!!- ❤❤❤❤

  3. Olá me chamo Daniela fiz a cirurgia Bariátrica…
    Qual injeção vc me recomendaria ??

    • Daniela, infelizmente não posso prescrever sem uma consulta presencial. Sugiro agendar um horário com sua médica para definição do melhor medicamento para você. Abraços

  4. Olá, boa tarde!

    Meu nome é Daniela e fiz a cirurgia bariátrica técnica sleeve, o meu cirurgião liberou o anticoncepcional via oral. Mas estou insegura quanto a absorção. Acompanhado os comentários vi que não é indicado o anticoncepcional via oral. Estou confusa, poderia me ajudar por favor?

    • Daniela,
      Na maioria das vezes o indicado é método de uso não oral, mas isso depende muito da cirurgia, se ouve ou não problemas de absorção pela cirurgia.
      Mas, se ficou dúvida quanto ao medicamento recomendo um retorno para melhor definição do método.
      Um abraço

  5. Gostaria de saber qual o melhor momento para colocar o diu antes ou depois dá bariátrica?

    • Lauriane,
      Se conseguir colocar com um intervalo grande antes da cirurgia, pode ser interessante, para seu organismo se adaptar ao método. Mas na véspera não recomendo. Nesse caso deixaria para colocar após.
      Abraços.

  6. Meu ginecologista receitou despo prosvera trimestral mas li que ele engorda to morrendo de medo

    • Liliane,
      A resposta ao hormônio é bem individualizada. Muitas mulheres não sentem alteração alguma quanto ao peso, em especial se mantém adequado equilíbrio alimentar e de atividade física. Mas há relatos de pacientes quanto a isso sim, mesmo que sem comprovação científica desse efeito colateral.
      Abraços

  7. Marília Sipriano Lourenço

    Olá,meu nome é Marilia,fiz cirurgia Bypass depois de um ano engravidei,meu bebê está com 43 dias,meu ginecologista receitou pra eu tomar o anticoncepcional Norestin,só que estou em dúvida se ele vai ser eficaz ou não por causa das cirurgia,me dê uma dica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *