Home / Saúde da Mulher / Dúvidas de Consultório: Congelamento de Óvulos.

Dúvidas de Consultório: Congelamento de Óvulos.

Olá meninas, tudo bem?

Já ouviram falar de Congelamento de Óvulos?

Fonte Foto: Fotolia. Congelamento de Óvulos.
Fonte Foto: Fotolia. Congelamento de Óvulos.

Hoje o Dúvidas de Consultório é sobre isso. Não diria que essa é uma dúvida muito frequente, pois trata-se de um tema ainda novo e pouco conhecido. Mas tem se tornado cada vez mais comentado e achei interessante vir passar uma noção aqui para vocês.

Primeiramente, porque se fazer um Congelamento de Óvulos? O objetivo principal é o de preservar a capacidade reprodutiva da mulher por mais tempo, com uma garantia de se ter óvulos de melhor “qualidade” quando a gestação for planejada. Isso pois sabemos que nascemos com a nossa reserva de óvulos pré determinada, e a cada mês, com cada ciclo menstrual, alguns deles são perdidos. Ao chegar na menopausa, zeramos o nosso “estoque” de óvulos e a mulher deixa de poder gerar filhos. Além disso, com o passar dos anos, os óvulos vão envelhecendo e a qualidade vai reduzindo, por isso maiores são os insucessos gestacionais em mulheres com uma idade mais madura, próxima a menopausa.

Sendo assim, o Congelamento pode ser uma alternativa àquelas mulheres que, por questões profissionais, ou mesmo uma falta de parceiro, decidem por adiar o plano da Maternidade, mas gostariam de ter óvulos de qualidade disponíveis quando quiserem.

Além disso, o Congelamento de Óvulos pode ser uma alternativa de manter a função reprodutiva para mulheres que se submeterão a tratamento de quimioterapia e radioterapia, para mulheres que foram submetidas a tratamento de Fertilização in Vitro e tiveram sobras de óvulos ou ainda para aquelas com risco aumentado de menopausa precoce, por histórico familiar ou pessoal.

Não temos uma idade máxima limite para a realização da coleta dos óvulos a serem congelados, mas em geral recomenda-se realiza-la até os 35 anos de idade, para maior segurança da qualidade dos mesmos. Idade mínima, pela legislação, seria de 21 anos, mas raramente se realiza tão precocemente.

O tempo para se manter os óvulos congelados também não é estabelecido. Com uma boa coleta, um bom processo de congelamento e armazenamento adequado, os óvulos podem ser mantidos congelados por muitos anos. Caso eles não sejam utilizados, podem ser descartados ou ainda doados para pesquisa (a doação para pessoa conhecida não é permitida no Brasil).

O processo de Congelamento de Óvulos pode trazer alguns desconfortos físicos à mulher, em especial pelos hormônios que ela deverá receber previamente, a fim de estimular o ovário a produzir bastante óvulos. Já a coleta tende a ser tranquila, sendo realizada com administração de sedativos na paciente. Com auxílio guia da ultrassonografia, o médico realiza a coleta com introdução da agulha pela vagina, que chegará até os ovários, da onde retirará o material.

Quando for utilizado, o óvulo será descongelado, fertilizado por uma gameta masculino, o espermatozoide, e depois inseminado na mulher que gerará o filho. A partir de então, com a gravidez  consolidada, o acompanhamento Pré Natal transcorre como de uma gestação normal.

Esse procedimento todo ainda é realizado em poucos centros, em geral em cidades maiores e com mais infra-estruturas. O custo também ainda é elevado, entre R$ 10.000,00 e 15.000,00 reais, além da anuidade do laboratório que guardará o material, mas isso é variável de acordo com cada equipe médica. Ainda não é um procedimento muito acessível, mas ainda é relativamente novo, então acredito que com o tempo isso melhorará.

Gostaria de lembrar a todas que o método natural de gestação continua sendo o preferido, mas que em casos específicos, o Congelamento de Óvulos pode ser uma alternativa bastante interessante e que pode ajudar a realizar muitos sonhos.

Beijokas, Denise.

Veja também

Tenho Corrimento a Vida Inteira!

Se você está achando engraçado o título deste post, saiba que essa é uma frase ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *