Home / Saúde da Mulher / Dúvidas de Consultório: O que fazer se a Camisinha Estourar?

Dúvidas de Consultório: O que fazer se a Camisinha Estourar?

Olá meninas, tudo bem?

Hoje em “Dúvidas de Consultório” vou falar de uma pergunta que respondo mais via e-mail ou celular do que no consultório mesmo! Rsrsrs. Isso porque na maioria das vezes essa dúvida vem em um momento inesperado: “A camisinha estourou, e agora, o que fazer?”.

Dúvidas de Consultório: Camisinha

Bom, vamos por partes. Quando um casal usa Preservativo, mais conhecido como Camisinha, nas relações sexuais, está buscando 2 coisas: prevenir uma gestação não planejada e prevenir doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Sendo assim, para a primeira situação temos como garantir a prevenção. Caso você já use algum outro método contraceptivo, como pílula, injeção, DIU ou outros, não se preocupe. Você já estará evitando uma gestação fora de planejamento. Agora, se o preservativo estava servindo como único método contraceptivo, recomendo que você tome uma pílula do dia seguinte. Esta tem ação em até 72 horas após a relação desprotegida, mas será tanto mais eficiente quanto mais precocemente você tomá-la.

Já para a prevenção das DSTs, é um pouquinho mais complicado. Caso você esteja tendo relação com um parceiro sabidamente portador de alguma doença, como AIDS, Sífilis ou HPV, procure um médico especialista imediatamente, pois medicamentos preventivos ou vacinas podem ser sugeridos para você. Mas, caso o seu parceiro não possua nenhuma doença sabidamente, sugiro que você marque uma consulta com o seu ginecologista, conte o ocorrido e faça os seus exames rotineiros de acordo com a orientação dele.

Lembrando que a camisinha tem mais chance de furar ou estourar se for armazenada de maneira incorreta, se for aberta com os dentes ou com as unhas ou se for colocada de maneira errada. Portanto, caso você tenha dúvidas com relação ao uso adequado do preservativo, converse com seu médico e busque orientações.

Beijokas, Denise.

Veja também

Tenho Corrimento a Vida Inteira!

Se você está achando engraçado o título deste post, saiba que essa é uma frase ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *