Home / Saúde da Mulher / Dúvidas de Consultório: Parei de Menstruar com a Pílula, e Agora?

Dúvidas de Consultório: Parei de Menstruar com a Pílula, e Agora?

Olá meninas, tudo bem?

Recebo muitas meninas com dúvidas variadas sobre os Métodos Anticoncepcionais Hormonais, em especial as Pílulas. E uma dúvida muito frequente é sobre o que fazer quando a menstruação não vem no período programado pela pausa da pílula.

Fonte Foto: Fotolia. Falha na menstruação.
Fonte Foto: Fotolia. Falha na menstruação.

Bom, a maioria das pílulas anticoncepcionais são tomadas em esquema cíclico, com alguns dias recebendo hormônio e outros dias de pausa. Esses ciclos podem variar, como 21 dias de pílula e 7 de pausa, 24 dias de pílula e 4 de pausa, ou 26 de pílula e 2 de pausa. No total o esquema de tomada sempre completa 28 dias.

Exite também o esquema contínuo com 28 dias de tomada do medicamento, sem pausas.

O esperado nos esquemas cíclicos com pausa é que ocorra um sangramento nos dias de intervalo, ou logo após os mesmos. Não podemos chamar esse sangramento de menstruação, já que menstruação propriamente dita consiste na descamação das células do endométrio (camada interna do útero), que foi preparado para manter uma possível gestação, caso ela tivesse ocorrido. Quando tomamos pílula esse endométrio não fica preparado para uma gestação, então o sangramento que ocorre não é propriamente uma menstruação.

Mas, então porque sangramos com a pílula? As pílulas normalmente são feitas para uso com pausas justamente para provocar um sangramento e simular um ciclo menstrual normal. Veja bem, simular. Mas o sangramento de uma usuária de pílula (ou de outras formas de anticoncepcional hormonal) é diferente, mais escasso, menos duradouro. Ele não ocorre pela descamação das células, e sim pela privação de alguns dias do hormônio. Nessa situação, o endométrio não está cheio de células, está ao contrário, bem fino.

E, justamente por ficar fino, em especial quando a mulher toma a pílula muito tempo, pode ser que mesmo com a pausa do hormônio por alguns dias, o sangramento não ocorra. Isso é perfeitamente normal.

É mais esperado a falta de sangramento nas pílulas que tem uma pausa mais curtinha, de 2 ou 4 dias. Mas ela pode ocorrer em qualquer mulher e por qualquer pílula.

Isso não significa que a pílula falhou, nem que você engravidou, nem que está com uma disfunção hormonal. Se você está tomando a pílula corretamente, seguindo uma orientação médica, há pelo menos mais de 2 meses (sim, pois ela leva um tempo de adaptação), a recomendação é continuar tomando o remédio normalmente.

Caso você fique muito tempo sem menstruar e isso não lhe agrade, procure o seu médico para rever a escolha da sua pílula. Mas não precisa parar de usá-la. Certo?

Bom meninas, vocês têm mais dúvidas sobre pílula ou outros assuntos? Me deixem saber.

Beijokas, Denise.

 

Veja também

Tenho Corrimento a Vida Inteira!

Se você está achando engraçado o título deste post, saiba que essa é uma frase ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *