Home / Gestante / Diário de Uma Gestação: 31ª Semana.

Diário de Uma Gestação: 31ª Semana.

Fonte Foto: Fotolia. Feto 31 semanas.
Fonte Foto: Fotolia. Feto 31 semanas.

Olá meninas, tudo bem?

Na 31ª semana da gestação o seu bebê vai continuar o seu crescimento em ritmo acelerado. Em média os fetos pesam 1,5 Kg e medem 41-43 cm no total. Os braços e pernas vão adquirir um tamanho mais proporcional ao da cabeça e ficam mais “gordinhos”, com maior acúmulo do tecido adiposo.

Os órgãos continuam só mesmo amadurecendo suas funções. O sistema urinário, por exemplo, funciona muito bem e os pequenos urinam no próprio líquido amniótico. O cérebro também está bastante ativo; estudos sugerem que os fetos podem até sonhar nessa fase.

Você, em sinergismo com o crescimento do seu bebê, pode estar se sentindo cada fez mais pesada e com maior dificuldade para respirar. Podemos ver um ganho de peso mais acelerado nessa fase, de até 500 g por semana, em decorrência do ganho de peso fetal. Retenção de líquido também colabora para o aumento da balança, tente evitá-lo.

Uma sensação comum nas gestantes nessa reta final são umas cólicas leves e fugazes associadas ao endurecimento da barriga. São as famosas “contrações de treinamento”, ou contrações de Braxton Hicks. Essas são normais, não representam risco de parto prematuro, e não devem gerar preocupação. Em geral são esporádicas, em momentos aleatórios e não geram nenhum desconforto importante.

Você já finalizou o enxoval do seu bebê? Que tal começar a organizar tudo? Esse é um bom momento para começar a lavar as roupinhas, pois é muito importante que todo tecido que vá entrar em contato com a pele delicada do seu filhote esteja limpinho e livre de produtos de limpeza tóxicos e agressivos. Esse processo de limpeza das coisas é muito importante e leva muito tempo, então é bom começar com antecedência.

Beijokas, Denise.

Veja também

Dra, como será o meu Parto?

Com grande frequência eu recebo a seguinte pergunta das minhas pacientes durante o acompanhamento de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *