Home / Destaques / Evitando a Diabetes Gestacional.

Evitando a Diabetes Gestacional.

Olá meninas, tudo bem?

A Diabetes é uma doença muito séria, infelizmente muito frequente, e que pode comprometer a qualidade e a expectativa de vida do portador, principalmente quando não ou mal tratada. Está diretamente relacionada com hábitos de vida, e pode ser evitada ou controlada com um estilo de vida mais saudável.

Na gestação ela pode se tornar uma complicação bastante séria, aumentado o risco de perdas fetais iniciais, óbitos fetais intrauterinos, problemas na formação e no desenvolvimento fetal e partos prematuros. Além disso, um bebê exposto na vida intra-uterina aos efeitos de uma diabetes mal controlada terá maiores riscos de desenvolver doenças metabólicas na sua vida. Isso sem mencionar os danos que essa patologia gera para o organismo materno.

Na gestação podemos ter o agravamento de uma Diabetes pré exitente, ou o desenvolvimento de uma doença pelas próprias alterações gravídicas, a chamada Diabetes Gestacional.

Para o diagnóstico desse problema, são recomendados ao mínimo duas avaliações da glicemia em jejum pelo sangue ao longo do meses, além de exames mais específicos como a curva glicêmica ou o perfil glicêmico, realizados oportunamente no pré natal.

Schwangere misst Blutzuckerwert

Mas, o objetivo principal do post de hoje é passar algumas dicas que TODAS as gestantes devem tomar a fim de prevenir ou controlar essa doença. Vamos ver:

– Antes de engravidar faça uma consulta ginecológica e dose a sua glicemia para ver se está normal. Se estiver acima do peso procure emagrecer antes de engravidar. Se estiver sedentária, procure iniciar a prática de atividades físicas.

– Conheça o histórico da sua família. Se houverem casos de diabetes em parentes próximos, redobre seus cuidados.

– Tenha uma alimentação balanceada durante toda a gestação, isso inclui evitar consumo de açúcar, evitar consumo de carboidratos brancos, fazer refeições leves  a cada 3 horas dando preferência para o consumo de vegatais, hortaliças, proteínas magras, frutas e carboidratos complexos ou integrais. As porções também devem ser controladas.

– Pratique atividade física regularmente, sempre com consentimento do seu médico e de preferência monitorada por especialistas.

– Evite o ganho excessivo de peso na gestação.

– Faça todas as consultas e todos os exames solicitados pelo seu médico.

Se, mesmo com todos os cuidados adequados, a Diabetes se intaurar, pode ser necessário tratamento medicamentoso aliado à esses cuidados. Para isso, é fundamental o constante monitoramento dos níveis glicêmicos.

Então meninas, bora se cuidar. Esse é um problema sério e não pode ser negligenciado.

Beijokas, Denise.

Veja também

Dra, como será o meu Parto?

Com grande frequência eu recebo a seguinte pergunta das minhas pacientes durante o acompanhamento de ...

2 Comentários

  1. Excelente post. Aguardo novidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *