Home / Gestante / Diário de uma Gestação: 37ª Semana.

Diário de uma Gestação: 37ª Semana.

Olá meninas, tudo bem?

E finalmente chegamos ao 9º mês da Gestação no nosso Diário! Nossa, quanta coisa aconteceu até aqui, não?

Fonte Foto: Fotolia. 37 semanas.
Fonte Foto: Fotolia. 37 semanas.

 

A essa altura do campeonato você já deve estar com tudo arrumadinho para o grande momento: malas prontas, quarto decorado e coração ansioso pulando pela boca, certo? Mas, é importante saber que a maioria dos bebês nasce somente ao final no Nono mês da gestação, então ainda podemos ter alguns dias até o parto.

Com 37 semanas os bebês já estão prontinhos e preparados para viver aqui no mundo exterior ao útero sem precisar de muitos cuidados pós parto. Nos dias finais eles vão acumulando mais gordura sob a pele, se posicionando para o parto e amadurecendo as funções de todos os órgãos. O peso dos bebês em geral varia entre 2800 e 3000 g e a estatura entre 48-49 cm de comprimento. Esses números variam de acordo com as características genéticas de cada um.

As gestantes nessa fase começam a sentir um peso cada vez maior na região pélvica, em especial pela pressão que o pólo cefálico (cabecinha do bebê) exerce ao se acomodar para a posição do parto. Andar fica mais difícil e incomodo, então é muito importante respeitar seu limite. Também evite acidentes usando sapatos confortáveis e sem salto. Dor na lombar, cansaço, falta de ar e contrações de treinamento são esperadas nessa fase.

A partir da 37ª semana da gestação seu médico deve pedir que você compareça em consulta semanalmente, e é comum que o exame do toque vaginal passa a fazer parte de cada consulta, pois nesse momento avaliamos se o colo uterino está se preparando para o parto.

Recomendo que você aproveite a consulta para tirar dúvidas a respeito do Trabalho de Parto e como proceder quando os sintomas chegarem. Em geral pedimos especial atenção a 4 sinais: contrações uterinas cada vez mais intensas a cada 5 minutos, rompimento da bolsa das águas, sangramento vaginal e parada da movimentação fetal. Veja com mais detalhes nesse Post : Como saber que está na hora do parto.

Esse também é um bom momento para conversar sobre a Amamentação, ler a respeito, aprender sobre pega e outros detalhes. Quanto mais preparada para esse momento, maiores as chances de sucesso. Veja mais em 10 Dicas para se Preparar para a Amamentação.

Muito bem meninas, não percam semana que vem um dos últimos Posts do nosso diário.

Beijokas, Denise.

 

 

Veja também

Dra, como será o meu Parto?

Com grande frequência eu recebo a seguinte pergunta das minhas pacientes durante o acompanhamento de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *