Home / Gestante / Exame de Ecocardiografia Fetal.

Exame de Ecocardiografia Fetal.

Olá meninas, tudo bem?

Hoje vim aqui falar com vocês sobre um Exame de Imagem que pode mudar completamente o prognóstico de um bebê que apresente algum problema Cardíaco Congênito: a Ecocardiografia Fetal.

Trata-se de um exame completamente indolor à paciente e inerente de riscos para a gestação. Assemelha-se muito a um ultrassom obstétrico mesmo, sendo porém realizado por um Cardiologista Especializado nesse tipo de exame. Ele avalia Exclusivamente o Coração Fetal, analisando o seu desenvolvimento, a sua função e sua anatomia.

Ecocardiografia Fetal.

Ainda não costuma ser um exame realizado na Rotina para todas as Gestantes em acompanhamento de Pré Natal, mas o acesso a ele vem aumentado e suas indicações também. Pode ser realizado após 20 semanas de gestação, sendo idealmente realizado por volta da 24ª semana.

O objetivo principal é aumentar a sobrevida e a qualidade de vida de crianças que já nasçam com algum tipo de Patologia Cardíaca, a medida que tendo o diagnóstico precoce é possível programar o Tratamento.

Dependendo do diagnóstico feito muitas vezes pode ser indicado o tratamento  ainda no decorrer da gestação, intra-uterino. Em outras circunstâncias pode-se programar o melhor Parto – tanto a melhor via, quanto a melhor época, e o melhor serviço – e possibilitando que até mesmo cirurgias sejam realizadas logo após o nascimento do bebê.

As Indicações mais frequentes para a solicitação desse exame são:

  • Alterações Morfológicas Fetais detectadas nos Exames de Ultrassom;
  • Infecções Maternas tais como Toxoplasmose, Rubéola, Sífilis, Citomegalovírus;
  • Fetos Sindrômicos;
  • Doenças Metabólicas Maternas como a Diabetes;
  • Idade Materna acima dos 35 anos;
  • Histórico Familiar de Doenças Cardíacas Congênitas.

Eu solicito bastante para as minhas pacientes de Pré Natal pois acredito que aumenta as chances de detectar precocemente algum problema no desenvolvimento fetal, complementando as evidências do Ultrassom Morfológico.

Espero que essas informações sejam muito úteis!!!

Beijokas, Denise.

Veja também

Dra, como será o meu Parto?

Com grande frequência eu recebo a seguinte pergunta das minhas pacientes durante o acompanhamento de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *