Home / Saúde da Mulher / O que é Perineoplastia?

O que é Perineoplastia?

Olá meninas, tudo bem?

Já ouviram falar de Perineoplastia? Talvez não, acredito eu. Mas e de Cirurgia Íntima para reconstruir o Períneo? Agora ficou melhor, né??? Kkkk

Bom, estou falando do procedimento cirúrgico que busca reconstruir ou aproximar os músculos do períneo, muito comumente realizado, em especial em mulheres que apresentaram Partos Vaginais.

Primeira coisa que queria deixar bem claro: não é porque você teve partos vaginais que você terá que realizar esse procedimento!!! Atendo muitas mulheres que acreditam que precisam da cirurgia pelo simples fato de terem parido, sem ao menos apresentar sintomas. Nããão!!!

A Perineoplastia é indicada para aquelas mulheres que apresentam alterações anatômica nos músculos do Períneo e com isso podem desenvolver sintomas como alargamento vaginal, redução ou ausência do prazer sexual, eliminação de flatos pela vagina no ato sexual, podendo estar ou não associado a perdas urinárias.

Na maioria das vezes o problema aparece pela lesão que a musculatura do assoalho pélvico pode sofrer durante o parto vaginal. Entretanto, outros fatores contribuem para o problema como a obesidade, o sedentarismo e a própria sobrecarga que esses músculos podem sofrer ao longo da gestação.

Os sintomas não aparecem imediatamente após o parto, mas sim após um período longo do mesmo. Quando, após uma gestação e um parto bem assistidos a mulher logo recupera seu peso, pratica atividade física regularmente tonificando a sua musculatura e com especial atenção ao músculo perineal, pode evitar essa situação.

Agora, caso seja necessária uma abordagem cirúrgica, ela pode ser feita pelo ginecologista e/ou pelo cirurgião plástico. É sempre importante avaliar a capacidade vesical através de um exame chamado Estudo Urodinâmico para ver se deverá ser realizado apenas o procedimento plástico ou se a bexiga também precisará de correção.

A Perineoplastia é uma cirurgia relativamente simples, mas por se tratar de uma região ricamente vascularizada e de fácil atrito, requer cuidados pós operatórios rigorosos. Após a alta hospitalar recomendo cuidado com a higiene local que dever feita com água e sabonete neutro regularmente. Uso de produtos anti-sépticos pode ajudar e compressas frias logo após o procedimento são válidas. Usar roupas leves e sentar com cuidado também ajuda.

A cicatriz cirúrgica geralmente é interna e fica bem pouco aparente após a cicatrização. Os pontos são feitos com fio absorvível e não precisam ser retirados. Complicações são raras, geralmente relacionadas a sangramento ou infecção.

Fisioterapia pré e pós operatória é muuuito bacana, sendo que em muitos casos esse tipo de tratamento pode até mesmo evitar a cirurgia.

Contudo, fique atenta. Se apresentar o quadro clínico mencionado acima, procure seu ginecologista para uma avaliação.

Beijokas, Denise.

Entenda sobre Perineoplastia.
Entenda sobre Perineoplastia.

Veja também

Tenho Corrimento a Vida Inteira!

Se você está achando engraçado o título deste post, saiba que essa é uma frase ...

7 Comentários

  1. Ola Doutora fiz uma colpoplastia dia 12 /01 hoje de madrugada fui fazer
    xixi e senti que soltou um ponto isso é normal um pouco de ardência também no local
    quanto tempo caem os pontos desse tipo de procedimento

    obgd

  2. Nossa,quero parabenizar você!!
    Eu nunca soube que poderia fazer alguma cirurgia para corrigir o períneo. Eu tive meu primeiro filho em 2000 ,foi um parto normal e muito sofrido ,mais de 7 horas de dor intensa.
    Na hora dele nascer me cortaram para facilitar a saída do bebê . Eu tive rejeição de pontos e tive que voltar ao hospital para levará mais pontos,só que novamente rejeitei, e tive que ter a paciência de esperar fechar com pomada.
    O que me deixou com uma cicatriz muito feia ,e um defeito na lateral da vacina. Como se fosse um buraco,como se minha blvagina tivesse ficado torta. Na época a médica me disse que isso ia ficar uma pequena cicatriz e que não ia me incomodar em nada,que ninguém ver mesmo. Só que não é bem assim, eu me incomodo que já acho o suficiente para corrigir, parece que estou mais úmida, e as vezes sinto desconforto e dor .
    Eu estou feliz,porque agora posso procurar um especialista para me orientar. O que também me deixa pasma é saber que os médicos colhem preventivo, nos examinam e nem perguntam sobre a cicatriz,gostaria de saber se tenho que procurar um cirurgião plástico ,ou um ginecologista para o procedimento?
    Obrigada!!

  3. Alice Santos Rodrigues

    Fiz uma cirurgia de períneo há 43 dias e quando uso o óvulo gynotran, a de feira sai suja de sangue. O que pode ser?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *