Home / Família / Organização dos Cuidados Médicos da sua Família.

Organização dos Cuidados Médicos da sua Família.

Olá meninas, tudo bem?

Me respondam uma pergunta: “como estão os seus cuidados médicos?”. Consultas periódicas, exames de rotina, situação vacinal, medidas preventivas… está tudo em dia?

Pergunto isso pois não raramente atendo mulheres que falam: “doutora, estou atrasada com minha saúde”. Sim, infelizmente isso é comum, mais do que devido. A maioria das pessoas se preocupa com essa questão somente quando está apresentando algum problema de saúde, ou então acha que esse tipo de cuidado deve ser realizado apenas em momentos especiais da vida, como na infância, na gestação, na velhice.

Mas não. Devemos sempre estar atentos aos nossos cuidados médicos. Como já diz o ditado – melhor prevenir do que remediar.

Cuidados Médicos.
Cuidados Médicos.

Pensando nisso, vou enumerar no post de hoje algumas dicas práticas de como se organizar para ter tudo sempre em dia, e não deixar o tempo passar até que algum problema apareça.

  1. Consulta médica:

    A minha recomendação é que TODAS as pessoas devem realizar 1 consulta médica por ANO, no mínimo. O tipo de especialista vai variar dependendo da sua fase de vida. Na infância, devemos levar as crianças ao Pediatra (isso geralmente após os 2 anos de vida, pois até então as consultas devem ser realizadas com intervalo menor, de acordo com a orientação do próprio médico). Após a adolescência, as meninas/mulheres podem fazer esse acompanhamento com Ginecologista. Os homens podem procurar um Clínico Geral (que também pode ser consultado pelas mulheres). Os idosos podem se consultar com um Geriatra. Dependendo de cada caso, ou de patologias existente, pode se preciso acompanhamento também com especialistas, como Urologista, Cardiologista, Endocrinologista ou outros.

    Para não perder o prazo da consulta na correria do dia a dia, sugiro que você eleja 1 mês para ficar como o mês da consulta. Assim, todos os anos, no mesmo mês, você agenda a sua consulta com seu médico de costume e atualiza seu histórico.

  2. Exames Periódicos:

    Exames de rotina também são realizados anualmente, novamente dependendo da época da vida em que você se encontra. Vejo que muitas pessoas não sabem o que fazer com os exames depois que os mesmos foram mostrados ao médico. Devemos guardar? Devemos jogar fora?

    A minha dica é, guarde sempre os exames do último ano. Ao refazer os mesmos, pode jogar os antigos. Isso no caso de exames de rotina e com resultados normais. Exames extraordinários – como uma biópsia por exemplo – ou que tenham evidenciado alguma alteração, devem ser guardados sempre.

    Ah, e sempre que realizar um exame, leve-o ao médico que o solicitou. Não adianta nada fazer o exame e não mostrar a ninguém! (Isso acontece com mais frequência do que você pode imaginar).

    Vale a pena fazer uma pasta individual para cada membro da família para guardar esses exames. Sempre que você procurar um médico pela primeira vez, leve essa pastinha e assim ficará fácil de conhecer o seu histórico de saúde.

  3. Receitas Médicas:

    Você passou em atendimento e recebeu uma receita médica para uso em uma situação específica e temporária – como um antibiótico que deverá ser usado por 1 semana – pode fazer o tratamento e descartar a receita.

    Agora, fez um tratamento prolongado, com medicação de uso contínuo, guarde uma cópia da receita na sua pasta da saúde. Essa informação pode ser muito útil para a vida, e muitas vezes esquecemos dos medicamentos que usamos.

  4. Cartão Vacinal: 

    Esse é um documento valiosíssimo, e não somente para as crianças, como muita gente pensa. Adultos também tomam vacinas e é fundamental ter sempre conhecimento do seu estado vacinal para a atualização do mesmo.

  5. Saúde Bucal:

    Assim como a consulta médica de rotina, devemos também consultar um Dentista anualmente. Mesmo que você pense estar tudo bem com a sua boca e não sinta qualquer desconforto nos dentes. Uma avaliação com profissional pode revelar problemas nem imaginados ou mesmo servir de profilaxia contra doenças dentárias. Eleja também 1 mês ao ano para cuidar do seu sorriso.

Bom, adotando essas medidas simples, tenho certeza que você conseguirá manter a sua saúde e a da sua família sempre em ordem.

Beijokas, Denise.

Veja também

Quarto das Crianças – Menina e Menino juntos.

Há alguns meses sentimos a necessidade de mudar de casa, por vários motivos – mas ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *