Home / Gestante / Sobre Parto: Mitos e Verdades sobre o Parto Normal.

Sobre Parto: Mitos e Verdades sobre o Parto Normal.

Olá meninas, tudo bem?

Hoje vamos trazer mais algumas questões sobre o Parto Normal.

Felizmente hoje em dia estamos em um movimento de aumento dos índices de Partos Vaginais no nosso país, e isso se deve fundamentalmente a uma maior educação sobre o assunto. Mas ainda vejo muitas gestantes com algumas dúvidas sobre o Parto  que as fazem temer esse momento tão sublime.

Então, hoje trouxe algumas dessas dúvidas para responder em estilo: Mitos x Verdades. Vamos lá?

Fonte Foto: Fotolia. Dúvidas Parto.
Fonte Foto: Fotolia. Dúvidas Parto.

No Parto Normal a mulher pode Evacuar? Verdade. Isso é muito comum. Aliás urinar e evacuar são comuns nos partos vaginais, e isso não representa problema algum, nem para a mulher e nem para o bebê. Isso ocorre pois o canal vaginal fica muito próximo e entre a uretra (por onde sai a urina) e o reto (que acumula as vezes); então, ao sair a cabeça do bebê comprime esses dois órgãos provocando o esvaziamento deles.

Mulher que teve Parto Normal fica com perda de Urina para o resto da vida? Mito. A Incontinência Urinária (perda involuntária da urina) pode ocorrer sim nas mulheres durante a gestação e logo após o parto, mas se você se cuidar ao longo da vida e tiver um parto bem assistido, isso tende a ser transitório. A perda urinária cronicamente está mais relacionada ao estilo de vida da mulher, como alimentação inadequada, obesidade, falta de exercícios ao longo da vida do que ao parto em si.

Parto Normal provoca muito sangramento? Verdade. Mas isso ocorre na Cesárea também. Já é esperada uma perda sanguínea relativamente grande em qualquer tipo de parto, principalmente no descolamento da placenta. Mas isso não costuma acarretar riscos à mulher e não inviabiliza o parto normal.

Parto Normal dói muito? Verdade e Mito. Sim, não estou louca. Mas o limiar de DOR é muito individual de pessoa para pessoa, de mulher para mulher. As contrações tendem a ser dolorosas sim, mas cada mulher sente e reage a sua maneira. Tem algumas que realmente sofrem mais na fase mais ativa do parto (que não é necessariamente na hora do nascimento) e outras que não se incomodam tanto. Mas, como eu costumo dizer, essa é a única dor que traz uma alegria enorme consigo, e só por ter esse pensamento muitas mulheres se sentem confortadas. Agora, caso você tenha um limiar de dor menor, a Anestesia pode ser usada e lhe trará imenso alívio.

A vagina da mulher que teve Parto Normal fica mais larga? Mito. A vagina é um órgão elástico, preparado para o parto, que vai se distender para a passagem do feto, mas depois retorna ao seu tamanho normal. Aqui também vale a ideia da perda urinária; tendo um estilo de vida saudável, evitando o sedentarismo e a obesidade, e realizando partos bem assistidos, seu corpo rapidamente recupera-se e volta ao normal depois.

Quando o cordão umbilical está enrolado do pescoço tem que fazer cesárea? Mito. Muitos bebês nascem muito bem com a o cordão enrolado no pescoço, que será retirado no momento oportuno. Em alguns casos, se houver muitas voltas do cordão ou este estiver asfixiando o bebê durante o trabalho de parto, a monitorização que é feita durante o trabalho de parto acusa alteração e a cesárea é indicada. Mas isso são poucos casos. Em geral, o diagnóstico prévio de circular de cordão não impede o parto normal.

A recuperação pós Parto Normal é melhor que pós Cesárea? Verdade. A cesárea é uma cirurgia relativamente grande, e exige um repouso maior após. Geralmente as mulheres que tiveram partos normais sentem-se mais dispostas no pós parto imediato e retomam as atividades rotineiras mais rapidamente.

Gostaram meninas? Mais dúvidas? Me deixem saber.

Beijokas, Denise.

Veja também

Dra, como será o meu Parto?

Com grande frequência eu recebo a seguinte pergunta das minhas pacientes durante o acompanhamento de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *