Gestante

Uma gravidez não é igual a outra.

Olá meninas, tudo bem?

Apesar da frase do título parecer meio batida, tenho que dizer, ela é real!

Como tive 2 gestações bem próximas uma da outra (comecei o ano de 2015 grávida da minha filha e terminei grávida do meu filho!!), consegui perceber bem as diferenças entre elas. E realmente uma experiência não foi igual a outra!

Então minha amiga, se você está pensando em um segundo filho mas fica com receio de ter os mesmos desconfortos da primeira gestação, se anime! Pode ser que não seja como você imagina!!! No meu caso, a segunda vez foi mais tranquila!

Gravidez Única.
Gravidez Única.

Pensando nisso, vim aqui contar para vocês as principais diferenças entre as duas gestações:

  • A maior diferença de todas: Inchaço. Na gravidez da Helena eu inchei MUITOOO, fiquei parecendo um balão, todinha edemaciada: mãos, pés, barriga, rosto… tudo. Minha aliança tive que tirar do dedo no sétimo mês da gestação e só voltei a usá-la no terceiro mês pós parto. Na gravidez do Gustavo, por sua vez, inchei só um pouquinho e logo passou – aliança no dedo na primeira semana pós parto!
  • Pés: Após meu primeiro parto meus pés estavam enormes, não servia nenhum sapato. Já estava desesperada achando que teria que doar todos. Mas lá pelo 4º mês eles foram servindo novamente.
  • Sono: na primeira experiência tive muito sono, em especial no primeiro trimestre, daqueles que você quase não consegue trabalhar. Na segunda vez eu tive um pouco mais de sono no início, mas nada demais; já no final, eu tive pouco sono, 5 horas por noite eram mais que suficiente.
  • Apetite: senti aumento do apetite nas duas gestações, nada muito exagerado, mas um pouco mais de fome do que o normal. Mas na segunda gravidez eu tinha muita vontade de comer “Sorvete de Flocos”, tipo um desejo, o que não aconteceu na primeira vez.
  • Azia: um dos maiores desconfortos que tive nas gestações foi a azia. Tive nas duas vezes, mas a diferença é que na segunda vez ela começou bem mais cedo… Aff.
  • Complicações: na gravidez da Helena não tive nenhuma complicação mais séria. Já na do Gustavo tive dois probleminhas: sangramentos e H1N1. Sim, tive alguns episódios de sangramento nessa última gestação, o que me obrigou a fazer um pouco de repouso. Além disso, tive H1N1 e foi um período bem difícil.
  • Parto: tive 2 partos normais, maravilhosos. Mas na primeira vez foi bem demorado e precisei de um pouco de ajuda com medicação. O segundo foi tão rápido que mal deu tempo da médica chegar no hospital!!! Rsrsrs.

E vocês meninas, me contem de suas experiências!

Beijokas, Denise.

 

Mamãe Plena

Dra. Denise Gomes é Médica formada pela PUC Campinas, com residência em Ginecologia e Obstetrícia pela mesma instituição, é especialista em Genitoscopia e Histeroscopia e co-responsável pelo serviço de Pré Natal de Alto Risco do Hospital Municipal do Campo Limpo.

Em paralelo à rotina médica, é mãe de dois filhos e mantém um canal no Youtube chamado Mamãe Plena, que foi criado para compartilhar sua experiência com a maternidade e saúde feminina.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *