Home / Lactante / 10 Dicas para se Preparar para a Amamentação.

10 Dicas para se Preparar para a Amamentação.

Olá meninas, tudo bem?

A grande maioria das mulheres ao engravidar planeja, com boas expectativas, amamentar seus filhos logo após o nascimento, ciente de todos os benefícios que esse ato de amor pode trazer. Mas, infelizmente, mesmo com todo o amor no coração e toda boa vontade da alma, muitas não conseguem alimentar seus filhos ou então sofrem muito nesse processo.

Acredito que para diminuir esses problemas e desconfortos, temos que começar a nos Preparar para a Amamentação desde a Gestação. Isso é fundamental. E aqui vão algumas Dicas Valiosas para vocês que estão nessa fase irem se preparando.

Ah, as dicas são importantes para as mães de primeira viagem, mas para as experientes também, principalmente se você não teve muio sucesso na sua primeira experiência (não desanime, a nova tentativa pode ser bem diferente). Vamos ver?

Fonte Foto: Fotolia. Dicas para Amamentação.
Fonte Foto: Fotolia. Dicas para Amamentação.
  1. Antes de tudo: converse com seu Médico sobre a amamentação durante o Pré Natal. Peça para ele avaliar suas mamas, tirar suas dúvidas, sugerir cuidados específicos, orientar sobre o processo e os benefícios do Aleitamento Materno.
  2. Procure realizar, no Hospital onde ganhará seu bebê ou em outras instituições aonde mora, Cursos de Gestante, onde profissionais da saúde passam informações valiosas sobre gestação, parto e amamentação.
  3. Para a higiene das mamas ao longo da gestação e pós parto evite o uso de sabonetes em especial com hidratantes. Lave apenas com água ou com sabonete neutro como o glicerinado.
  4. Para deixar a pele da mama mais resistente pode usar uma bucha vegetal durante o banho (delicadamente para não machucar), dar banho de sol nas mamas e usar camisetas sem sutiã em casa para provocar atrito.
  5. Não passe cremes ou óleos hidratantes na região das aréolas mamárias, apenas na pele.
  6. Use sutiã adequado ao volume e forma da sua mama, respeitando o crescimento e as modificações que elas sofrerão na gestação.
  7. Logo após o parto peça ajuda dos profissionais que lhe atenderão para as primeiras mamadas para realizar uma Pega Correta. As maiores fissuras e lacerações ocorrem nas primeiras mamadas e geralmente por realizar uma pega ruim.
  8. Prepare um ambiente em sua casa calmo e confortável para você amamentar pois é muito importante você estar tranquila para esses momentos.
  9. Nas últimas semanas da gestação e logo após o parto você pode usar uma pomada a base de lanolina no bico dos seios para ajudar a prevenir e cicatrizar feridas.
  10. Adquira o hábito de beber muita água durante a gestação e o mantenha na amamentação, pois essa é a base principal para produzir o leite.

Meninas, se vocês curtiram as dicas, não deixem de comentar aqui para eu saber. E também deixem as dúvidas sobre esse ou outro assunto que tiverem.

Beijokas, Denise.

Veja também

Cuidado com as Mamas.

Novo vídeo: 4 Produtos para Cuidar das Mamas durante a Amamentação.

Olá meninas, tudo bem? Duas semanas atrás eu vim falar aqui com vocês sobre Sutiã ...

2 Comentários

  1. Olá. Primeiramente obrigada pelas dicas, elas são muito preciosas nesse momento. Ouvi dizer que não é aconselhado a utilização de bucha vegetal nos mamilos, pois pode estimulá-lo demais e antecipar o parto. Gostaria de me preparar antes, mas fiquei com medo depois desses “avisos”. Essa informação realmente procede, ou não preciso me preocupar? Banhos de Sol não são uma opção viável onde moro. Desde já agradeço.

    • Olá Karoline, que bom que gostou.
      Não aconselhamos muito estimulo nas mamas mesmo, pois pode liberar hormônios que atuam no parto. Por isso exercícios para o bico, por exemplo, não devem ser realizados sem orientação profissional. Mas lavar com as buchas vai atritar mais a pele, não é um estímulo importante. Mas o faça delicadamente.
      Espero ter ajudado.
      Abraços, Denise.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *