Home / Gestante / Amamentação: preparação durante o pré natal

Amamentação: preparação durante o pré natal

Olá meninas! Tudo bem?

Hoje vou começar a falar sobre amamentação. Esse é um assunto muito amplo e importante, então acho que valem várias abordagens sobre ele.

Mas vamos começar falando de como se preparar para esse momento ainda durante a gestação.

amament2Inicialmente acho importante dizer que amamentar nem sempre é fácil e delicioso como muitos dizem. No início pode ser bastante doloroso e até mesmo assustador. Sem os devidos cuidados as mamas podem fissurar o que provoca dor intensa nas mamães. Além disso, as incertezas sobre estar fazendo o certo e estar nutrindo aquela vida corretamente preocupam demais.

Sendo assim, acho fundamental que durante o pré natal todas as gestantes se preparem para esse momento. Leiam, pesquisem e questionem sobre os benefícios da amamentação, as diferenças dos leites, as técnicas de pega, os acessórios disponíveis… enfim, “aprendam” a amamentar na teoria primeiramente, para facilitar a prática depois.

Os cuidados com higiene também são fundamentais. Os mamilos devem ser higienizados com água e pouco produto químico, no máximo um sabonete neutro. Os hidratantes corporais não devem ser aplicados nas aréolas e mamilos, pois podem deixar a pele mais sensível e favorecer as fissuras. A pele ao redor da aréola pode sim ser hidratada durante a gestação, a fim de evitar estrias.

Procure tomar sol diariamente nas mamas. O calor do sol torna a pele mais resistente para o aleitamento. Recomendamos de 15 a 30 minutos diários, evitando os horários de maior incidência de raios solares. Caso isso não seja possível, o mesmo processo pode ser realizado com lâmpadas comuns gerando calor próximo às mamas.

Utilize sutiãs adequados desde o início da gestação. É normal as mamas aumentarem de volume rapidamente, e com isso muitas vezes é preciso aumentar o número do sutiã. Procure também usar modelos de alças mais largas e que acomodem bem todo o volume mamário.

Conheça o formato do seu mamilo e converse com seu médico sobre isso, verificando se são necessários alguns cuidados extra nos casos de mamilos planos ou invertidos. Alguns exercícios podem ser feitos, desde que com a devida orientação, pois estímulo demasiado nas mamas pode provocar contrações precocemente.

No mercado existem hoje em dia diversos acessórios que podem ser úteis na fase de amamentação, e aconselho adquiri-los antes do parto. Pomadas a base de lanolina pura são bastante seguras para uso durante o aleitamento e servem para prevenir e tratar fissuras. Conchas de amamentação podem ser muito úteis para mulheres que têm mamilos planos ou invertidos, e também ajudam a prevenir fissuras. Absorventes para os seios podem auxiliar na higiene dos mesmos, evitar aderência no sutiã e vazamento de leite. Protetores em gel para os seios também auxiliam na cicatrização e trazem bastante alívio nos dias iniciais.

Bom meninas, acho que esses são os cuidados iniciais para o sucesso na amamentação.

Em breve falaremos mais sobre o tema. Gostaram? Tem alguma dúvida?

Beijokas, Denise.

Veja também

Dra, como será o meu Parto?

Com grande frequência eu recebo a seguinte pergunta das minhas pacientes durante o acompanhamento de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *