Home / Destaques / Top 10 : Dúvidas do início do Pré Natal.

Top 10 : Dúvidas do início do Pré Natal.

Olá Meninas! Tudo bem?

pele2Sabe, eu adoro a primeira consulta de Pré Natal! Futuros papai e mamãe cheios de planos, expectativas, dúvidas, receios, mas acima de tudo, muita alegria. A consulta geralmente leva um tempão com orientações variadas – fico até com a boca de seca de tanto falar!

Mas com certeza a mamãe vai chegar em casa e se lembrar que esqueceu de perguntar um monte do coisas… e vai voltar na segunda consulta com uma listinha anotada! Adoro!!!!

Como as dúvidas muitas vezes se repetem, resolvi eleger as mais frequentes. Vamos lá:

  • Posso realizar atividade física na gestação? Sim, pode e deve. Mais pra frente devo escrever somente sobre isso. Mas não vá querer virar uma atleta bem na gestação. Quem já faz atividade pode manter, reduzindo o impacto dos exercícios. Quem não faz, comece leve, após o primeiro trimestre e com consentimento do seu médico.
  • E relação sexual? Também é permitido, até o final da gestação, com raras exceções em situações de risco, como sangramento, placenta prévia, trabalho de parto prematuro… situações em que o seu pré-natalista lhe orientará repouso.
  • Como evitar as estrias? Bom, os cuidados devem ser internos e externos. Mantenha uma alimentação saudável e evite o excesso de peso, se hidrate bastante e hidrate bem a pele das regiões susceptíveis como abdome, glúteos, coxas, mamas (com exceção dos mamilos).
  • Quanto peso devo ganhar no total? Isso é bastante relativo, depende muito da estrutura física de cada uma. De uma maneira geral, de 9 a 12 quilos na gestação inteira.
  • O enjoo vai passar? Sim! Na maioria das mulheres ele melhora muito após o primeiro trimestre da gestação. Em raros casos ele persiste até o final, geralmente com uma intensidade ou frequência reduzidos.
  • Quando posso saber o sexo do bebê? Hoje em dias temos duas maneiras de saber o sexo do bebê. A mais precoce é através de um exame de sangue que pode ser realizado a partir da oitava semana de gestação, chamado de Sexagem Fetal, ou através do exame de ultrassom que normalmente confirma o sexo após a 16ª semana gestacional.
  • Como posso cuidar da pele do rosto? Passo mais importante é proteção solar. Use filtro diariamente, 2 vezes ao dia, com fator de proteção acima de 30. Suspenda o uso de ácidos e converse com seu médico caso apareçam espinhas. Limpeza de pele é permitida.
  • Posso pintar e alisar o cabelo? Não. Usar tintas com amônia e alisamento com formol são contraindicados na gestação.
  • Posso fazer drenagem linfática? Sim. E ajuda bastante na redução do edema.
  • Preciso preparar as mamas para o aleitamento? Não indicamos a prática de exercícios e manobras nas mamas que possam estimular precocemente a produção de hormônios do aleitamento. Recomendamos lavar as mamas no banho com bucha vegetal, a fim de deixar a pele mais resistente, e não usar hidratantes e óleos nas aréolas mamárias.

Ufa! Eu avise que falo bastante no início do pré-natal! Rsrsrs.

E vocês, gostaram? Tem mais dúvidas? Escrevam pra mim.

Beijokas,

Denise.

Veja também

Dra, como será o meu Parto?

Com grande frequência eu recebo a seguinte pergunta das minhas pacientes durante o acompanhamento de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *