Home / Gestante / Coisas que ninguém te conta!

Coisas que ninguém te conta!

Olá meninas, tudo bem?

Hoje estava refletindo sobre algumas coisinhas, geralmente não prazerosas nem belas, que a maioria das gestantes e mamães novas passam, mas que muitas vezes não estavam preparadas para isso. Não estavam preparadas por que em geral ninguém comenta.

Então, para evitar sustos ou para você não pensar que é a única no mundo a passar por probleminhas, vão aí Dez Coisas que Ninguém te Conta:

  • Gestar nem sempre é gostoso. Por maior que tenha sido o seu desejo de engravidar e mesmo que você ame o seu filho desde sempre, você não é obrigada a gostar de estar grávida, o tempo todo. Gravidez pode causar náuseas, vômitos, tontura, dores nas costas, nas mamas, nas pernas, desconforto respiratório, azia, cansaço…
  • Amamentar também não é um mar de rosas. É difícil, dói, causa medo, e às vezes não é possível ou suficiente.
  • Na gestação é normal dormir mal. As madrugadas podem virar parceiras. Acordamos para ir ao banheiro, com fome, com calor, por insônia, com pesadelo.
  • Cuidar de um bebê não é natural. É verdade que “quando nasce um bebê, nasce uma mãe”, mas essa mãe não sabe trocar fralda, alimentar o filho, dar banho, quanto dar de comida, quanto passar de pomada, que posição colocar para dormir… enfim, tudo isso e mais um pouco não é nato da mãe. Ela tem que aprender. E alguém tem que ensinar.
  • Por mais que todos digam o contrário, é normal você não se sentir bela na gestação. Nem toda mulher curte o barrigão, a pele escurece, pode aparecer acne, isso sem falar no inchaço e nas mamas volumosas. Se você está com a auto estima baixa, não se sinta só.
  • É normal sentir-se triste após o parto. Por mais realizada que você se sinta, por mais amor que você tenha pelo seu filho, é normal sentir-se triste ou deprimida após o parto. O tamanho da responsabilidade, o cansaço, as alterações hormonais, o medo de não fazer o certo, tudo isso pode abalar o emocional de qualquer mulher.
  • O Trabalho de Parto dói. Dói muito. Pode parecer insuportável. Mas ele passa. Como eu digo, “é a única dor que traz um ganho tão bom depois”!
  • Nem toda mulher tem disposição sexual na gestação. E muitos homens também passam por isso. A libido pode aumentar ou diminuir com as alterações hormonais. Ambas as situações são normais.
  • A vagina tende a ficar bastante úmida na gestação. E isso é normal. Não é infecção, desde que não venha acompanhado de outros sintomas tais como coceira, inchaço e vermelhidão local, mal cheiro.
  • Engravidar não é fácil. Muitos casais que planejam um filho e são saudáveis imaginam que assim que desejarem ter um filho, longo engravidarão. Mas na prática não é bem assim. Em cada ciclo ovulatório a probabilidade de gestação é de apenas 15-20%. Sendo assim, é normal demorar 1 ano, 1,5 ano para que a gestação aconteça.

Bom meninas, espero que esses 10 “segredinhos” as ajudem. Você têm mais dúvidas?

Beijokas, Denise.

Donna che sussurra

Veja também

Dra, como será o meu Parto?

Com grande frequência eu recebo a seguinte pergunta das minhas pacientes durante o acompanhamento de ...

2 Comentários

  1. Quão bom foi ler este post, Denise!
    Nem tudo é um mar de rosas e muitos não entendem… nem mesmo algumas gestantes.
    É bom se sentir compreendida. 🙂
    Bjs!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *