Home / Gestante / Cuidados gerais na gestação

Cuidados gerais na gestação

Olá meninas, tudo bem?

Hoje vamos falar um pouquinho de alguns cuidados gerais que todas as grávidas deveriam ter durante a gestação, mas que por vezes esquecem-se ou desconhecem ser necessário.

Se alimentar bem, fazer os exames, tomar as vitaminas, passar em consulta médica, tudo isso já é automático para a maioria das futuras mamães. Mas hoje vou lembrar de outros cuidadinhos também importantes. Alguns podem até evitar complicações maiores como infecções e partos prematuros.

Vamos lá?

  • Marque uma consulta com seu dentista. Sim, isso é fundamental, mas ao contrário do sugerido, a maioria das grávidas foge do dentista achando que é proibido tratar dos dentes na gravidez. Aliás às vezes vejo mulheres com infecções sérias como canal sem tratamento. Isso pode ser perigoso! Pode até provocar trabalho de parto prematuro. A consulta preventiva tem o objetivo de passar orientações de cuidados de higiene e de prevenção de infecções e fazer uma avaliação geral dos dentes.

 

  • Cuide bem dos seus pés. Os pés sofrem muito com a sobrecarga de peso que devem enfrentar e com o inchaço que é bastante frequente. Além de provocar dor, as modificações da gestação deixam os pés mais ressecados e com rachaduras. Isso pode ser uma porta de entrada para infecções. Sendo assim, procure cortar as unhas regularmente, cuide do ressecamento com hidratação, faça massagens regulares para redução do inchaço e use sapatos apropriados e confortáveis (cuidado com os saltos muito altos!).

 

  • Alonge-se. O alongamento é fundamental para as grávidas, em especial na região da coluna lombar. O aumento do abdome geralmente descola a coluna, em especial a parte lombar, para frente, provocando estiramento e dor. Adquira o hábito de alongar sempre, pela manhã e à noite, para tentar equilibrar o desgaste provocado. Uma maneira fácil de alongar é deitar-se em uma superfície rígida, bem retinha, e elevar as pernas apoiando por exemplo na cama ou sofá.

 

  • Hidrate-se. A água é fundamental para a gestante, sendo que a dose habitual de 2 litros ao dia geralmente não é suficiente, em especial em dias secos como estamos vivendo atualmente. A água ajuda a prevenir infecções urinárias e melhora o funcionamento de todo sistema renal; ela favorece o funcionamento adequado do intestino; serve de substrato para a formação do líquido amniótico; ajuda a prevenir dor de cabeça e problemas respiratórios; deixa a pele mais bonita… enfim, tem muitas funções importantes. E não adianta substituir por refrigerante ou suco. Beba água mesmo!

 

  • Hidrate também suas mucosas nasais. A respiração fica bastante alterada na gestação, em parte pela redução da reserva de oxigênio que ocorre em virtude do crescimento da barriga, e em parte pela congestão das mucosas nasais (a parte interna do nariz). Adquira o hábito de colocar soro fisiológico no nariz duas vezes ao dia, que vai equilibrar essa congestão.

 

Gostaram das dicas meninas? Têm outras para sugerir? Comente aqui comigo.

Beijokas, Denise.

cuidados na gestação

Veja também

Dra, como será o meu Parto?

Com grande frequência eu recebo a seguinte pergunta das minhas pacientes durante o acompanhamento de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *