Home / Saúde da Mulher / Auto Exame das Mamas

Auto Exame das Mamas

Olá meninas, tudo bem?

Como a maioria deve saber dedicamos o mês de Outubro à Prevenção do Câncer de Mama, o que chamamos de “Outubro Rosa”.

Infelizmente essa é uma doença bastante frequente e ainda com muitos casos com desfechos ruins, geralmente por terem diagnósticos tardios.

Vemos também cada vez mais casos diagnosticados em mulheres cada vez mais jovens, tanto por uma melhora dos exames de diagnóstico como por um aumento de incidência nessa população em virtude de fatores de riscos diversos.

Na maioria das vezes não temos como prevenir a doença, mas temos como prevenir a morte por ela. Para isso é fundamental um diagnóstico precoce, que pode permitir o tratamento efetivo e salvar vidas.

No intuito de estimular o diagnóstico precoce, recomendamos às mulheres realizar o Auto Exame das Mamas. Este não substitui a consulta médica ginecológica e nem os exames de imagem como ultrassom e mamografia. Mas, com uma prática regular de Auto Exame, a mulher aprende a conhecer a própria mama e pode detectar rapidamente uma alteração. Além disso, essa prática tende a aumentar o seu comprometimento com a própria saúde.

E para orientá-las nessa prática, seguem algumas dicas:

  • Realize o Auto Exame das Mamas 1 vez ao mês, de preferência 1 semana após a menstruação, caso você menstrue. Caso você não menstrua mais, estabeleça uma data para essa prática.
  • Comece a avaliação pela Inspeção. Tire a roupa e vire-se de frente para um espelho. Olhe sua mama com atenção à forma, à pele, ao mamilo.
  • Mude a posição deixando primeiramente os braços ao longo do corpo, depois elevando-os atrás da cabeça e por fim apoiando as mãos na cintura e realizando uma pequena pressão.
  • Em todos os momentos do item 3 fique atenta a qualquer alteração de forma ou da pele das mamas, procurando por exemplo abaulamentos ou retrações.
  • Em seguida parta para a Palpação. Você pode fazer durante o banho com as mamas ensaboadas ou deitada. Para examinar a mama esquerda, coloque a mão direita atrás da cabeça. E vice versa.
  • Com as pontas dos dedos esticados, dos dedos indicador, médio e anelar, faça movimentos circulares palpando toda a mama. Depois faça movimentos mais profundos apertando a base da mama. Nesses momentos procure por nódulos ou áreas mais endurecidas.
  • Estenda a palpação para as axilas.
  • Por fim, faça a Expressão. Mantendo as mãos contralaterais atrás da cabeça, esprema os mamilos para ver se sai algum líquido.

Caso você note alguma alteração em qualquer etapa do exame, agende uma consulta com seu ginecologista ou mastologista.

E mantenha a rotina de exames anualmente, como recomendado a todas as mulheres.

Beijokas, Denise.

Beauté femme

Veja também

Tenho Corrimento a Vida Inteira!

Se você está achando engraçado o título deste post, saiba que essa é uma frase ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *