Home / Gestante / Importância do Pré-Natal

Importância do Pré-Natal

Olá meninas, tudo bem?

O post de hoje foi inspirado no meu plantão desse final de semana. Sim, esse sabadão foi dia de trabalhar! Rsrsrs.

Em um serviço de urgência e emergência obstétrica geralmente atendemos grávidas que estão em trabalho de parto para ganhar bebê, ou que estão próximas dessa fase e têm dúvidas, ou então mulheres que estão passando por alguma intercorrência na gestação como infecção ou sangramento. Enfim, vemos situações diversas relacionadas aos meses gestacionais.

Mas, como um serviço de urgência, o relacionamento entre médico/equipe de saúde e paciente na maioria das vezes se estabelece naquele exato momento do atendimento. Nós não conhecemos a paciente que estamos atendendo, e por sua vez elas não nos conhece também. Muitas vezes temos poucos minutos para entender a real situação clínica de cada pessoa.

Nesse processo ajuda muito apresentar um documento simples e tão rico de informações: o cartão de Pré-Natal.  Em uma avaliação rápida do cartão podemos ver como foram os meses de gestação, se houve complicações ou não, quais tratamentos foram instituídos, como anda o desenvolvimento do bebê, de quantas semanas ele está… enfim, uma gama de informações importantes para a melhor assistência de cada paciente.

No sentido contrário muito prejudica o atendimento aquela paciente que não apresenta esse documento. Ou pior ainda, que não realizou acompanhamento de Pré-Natal e nada sabe dizer sobre a gestação. Perdemos muitas vezes a chance de fazer diagnósticos mais precisos. Isso sem mencionar o alto risco a que ambos, mãe e filho, ficaram expostos sem um acompanhamento adequado na gestação.

Durante o Pré-Natal exames são realizados, dúvidas são sanadas, orientações são passadas, tratamentos são prescritos. Com isso, evitamos muitos desfechos negativos como infecções maternas e fetais, complicações por doenças como anemia, diabetes e hipertensão arterial, partos prematuros e até mesmo óbito materno e fetal.

Hoje em dia, tanto na rede privada como na rede pública o acesso ao acompanhamento Pré-Natal é bastante ágil e eficiente. Alguns governos até disponibilizam vale transporte para o comparecimento nas consultas. Sim, existem falhas ainda a serem sanadas, como menor tempo de espera para realizar exames de imagem, mas na grande maioria das vezes é possível e é fácil fazer um acompanhamento de qualidade.

Sendo assim meninas, fiquem atentas. Ao primeiro sinal de gestação procure atendimento médico e inicie o seu Pré-Natal. E procure realizar o acompanhamento regularmente, para assim você garantir uma vida saudável à você e ao seu filho.

Beijokas, Denise.

 

CARTÃO PRÉ NATAL

Veja também

Dra, como será o meu Parto?

Com grande frequência eu recebo a seguinte pergunta das minhas pacientes durante o acompanhamento de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *