Home / Comportamento / Cuide de Você em Primeiro Lugar.

Cuide de Você em Primeiro Lugar.

Olá meninas, tudo bem?

Primeiramente, Feliz 2017! Kkkkk. Não dizem que o Ano só começa após o Carnaval? Então vamos aproveitar esse ditado para realmente entrar de cabeça nesse Ano e fazer dele o melhor possível!

E quer maneira melhor de fazer um Ano ficar bom do que Cuidar da gente mesma?

Infelizmente nós mulheres temos o péssimo hábito de querer abraçar o mundo , cuidar de tudo e de todos – casa, trabalho, filhos, marido, família, amigos… – e deixar o AUTO cuidado para último lugar. Como se fosse errado. Como se fosse egoísmo. Carregado de culpa.

Cuide de você!

Eu penso totalmente diferente. Aliás, acho que para cuidarmos de alguém, quem quer que seja, precisamos primeiramente cuidar de nós mesmas. Podemos dedicar mais amor quando nos amamos. Isso sem falar no bom exemplo que estamos passando para os nossos filhos quando mostramos o quão importante é cuidar de si próprio – um exemplo, como querer que uma criança coma alimentos saudáveis para ter saúde se muitas vezes negligenciamos a nossa própria alimentação?

Então, vamos colocar o nosso NOME no topo de nossas prioridades e dedicar mais tempo para cuidar de nós mesmas!

Trouxe aqui 10 dicas de como fazer isso:

  1. Durma bem. Esse é o ponto de partida na minha opinião. Claro que quem tem bebê pequeno muitas vezes não consegue fazer isso, ou podemos enfrentar outros desafios no dia a dia que atrapalhem a qualidade do sono. Mas pense bem se por vezes você mesma não boicota o seu próprio sono. Eu era mestra em fazer isso! Ficava enrolando para ir para a cama e dormia sempre menos que o devido. Está mais que comprovado que dormir pouco e dormir mal é extremamente prejudicial para a saúde, aumentando o risco de varias doenças como obesidade, ansiedade e outras. Procure estipular um horário para ir para a cama, crie um ambiente aconchegante para dormir, adote hábitos de relaxamento antes de se deitar.
  2. Alimente-se bem. Na correria do dia a dia comer bem pode ser um grande desafio. Então acredito que o ponto fundamental é a organização. Adote 1 dia na semana, que pode ser no seu final de semana, para planejar e preparar as refeições da semana, isso ajuda muito. Lembre-se de variar os tipos de alimentos, evitar excessos, comer todas as refeições do dia e tornar esse momento o mais prazeroso possível.
  3. Exercite-se. Gente, como eu ainda enfrento muita resistência nesse tópico no meu dia a dia como médica. Vejo que muitas mulheres ainda entendem a atividade física como um hobby ou uma opção, quando na verdade deveriam vê-la como uma obrigação. Obrigação sim, como comer, tomar banho, dormir… A nossa máquina chamada corpo não funciona direito se não for estimulada. É tanto melhor que você descubra uma atividade que também lhe dê prazer, mas se você é daquelas que “não gosto de fazer nada”, sinto muito, terá que fazer mesmo sem gostar! Não precisa de muito tempo por dia, mas é preciso regularidade nas suas atividades.
  4. Beba água. Esse líquido maravilhoso faz com que tudo funcione bem, e a sua falta faz exatamente o contrário. Não tem nenhum órgão do nosso corpo que não precise de água para funcionar, e só temos 1 maneira de ofertá-la: bebendo. Crie o hábito de quantificar a quantidade de água a ser ingerida ao longo do dia, dessa maneira fica muito mais fácil saber se está no caminho certo ou não.
  5. Tenha um momento só seu. Já falei aqui no blog sobre como acho vital termos um tempinho só nosso, que pode ser utilizado como cada uma queira. Mas fazer algo que traga prazer, nem que seja por apenas 5 minutos, com certeza fará com que você tenha muito mais disposição e vontade para fazer tudo o mais que precise.
  6. Organize-se. Eu acredito que a organização é a melhor aliada do tempo. Quando organizamos a nossa vida conseguimos ter tempo para fazer tudo o que ansiamos. Organize seu quarto, suas roupas, sua casa, sua rotina, seus objetivos, suas finanças, sua mente!
  7. Estude. Sabe qual é a melhor maneira de evitar problemas de memória? Estudando! Ao estudar estimulamos o bom funcionamento cerebral e prevenimos muitos dos problemas que ele possa desenvolver. Você pode aprender uma habilidade nova, um idioma novo, fazer um curso, ler, enfim, temos tantas maneiras de estarmos sempre estudando, em qualquer fase da vida.
  8. Vá ao médico. Sim, todas nós precisamos ir ao médico para cuidar da saúde todos os anos. Para as mulher é fundamental a consulta ao ginecologista. Mas outros profissionais também são importantes de visitarmos, como o clínico, geriatra, dermatologista, oftalmologista… enfim, não deixe para “amanhã” aquela consulta que você está precisando agendar.
  9. Invista na sua beleza. Não estou aqui falando para ninguém colocar botox, nem correr para o cirurgião plástico não, mas sim para fazer o que julgar necessário e estiver ao seu alcance para se sentir bonita. Não pense que isso é futilidade não. Se sentir bonita é fundamental para manter a auto-estima elevada, fortalecer a mulher como um todo e favorecer as suas relações interpessoais.
  10. Pratique o bem. Não tem nada mais gratificante e recompensador do que fazer o bem para alguém. Aquele tipo de ação que fazemos sem esperar nada em troca, visando apenas o bem estar do outro. Com certeza o seu ganho será ainda maior.

Bom meninas, desejo que todas sejam cada vez mais PLENAS como mulheres, como mães, como profissionais, como um todo.

Beijokas, Denise.

Ame-se.

Veja também

Especial de Dia das Mães: Meus Blogs Favoritos sobre Maternidade.

Olá meninas, tudo bem? Como já falei aqui no Mamãe Plena para vocês, o meu ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *