Home / Filhos / Dez dicas sobre Mamadeiras.

Dez dicas sobre Mamadeiras.

Olá meninas, tudo bem?

Não sei se vocês passaram por algo parecido, mas com a Helena, minha primeira filha, sentia que tinhas muitas dúvidas para esclarecer desde o momento em que engravidei, mas a Mamadeira nunca me gerou preocupações. Parecia uma coisinha tão inofensiva e fácil de lidar. Afinal, desde que somos meninas brincamos de dar Mamadeiras às nossas bonecas.

Mamadeiras.
Mamadeiras.

Porém, para o meu grande espanto MUITAS dúvidas surgiram com relação a esse querido objeto, e ao final das contas percebi que não sabia NADA de Mamadeiras até realmente usá-las diariamente. Recorri diversas vezes ao computador para esclarecer minhas dúvidas!!!

Ainda não me considero uma “Expert” no assunto, pois não testei muitas marcas. Mas acho que após mais de 1 ano de uso, consigo dominar um pouco melhor o assunto.

Com isso, elaborei uma listinha com 10 dúvidas que tive e as respostas que encontrei para elas. Vamos ver?

  1. Quantas Mamadeiras devo comprar ao fazer o Enxoval do bebê?

Essa sem dúvida é a primeira das muitas dúvidas que tive. Acho que a resposta é variável, dependendo da alimentação de cada bebê, mas acho que uma boa média seria comprar 2 ou 3 mamadeiras pequenas (120 ml) e 2 ou 3 grandes (240 mL). No meu caso, precisei de um pouco mais, principalmente pois Helena passou a frequentar a escola com 6 meses e eles pediram 3 Mamadeiras para ficarem lá constantemente. Mas, para começar acho que não precisa mais do que isso.

  2. Qual marca de Mamadeira devo comprar?

Gente, existe uma infinidade de opções no mercado. É para qualquer uma ficar doida!!! O meu conselho é procurar uma marca conhecida, com certificação de uso e que forneça produtos sem o Bisfenol-A (BPA free), que fazem mal à saúde.

  3. Que tipo de bico comprar?

Além das Mamadeiras, temos as variações de bicos. O mais importante aqui é adequar o fluxo do bico com a idade da criança. Bebês pequenos em geral precisam de um um fluxo mais lento e portanto um bico com menos furos. Já os bebês maiores precisam de uma vazão maior e mais furos nos bicos. A maioria das marcas  possui várias opções de bicos que você pode ir trocando para uma mesma Mamadeira de acordo com o crescimento do bebê.

  4. Como preparar a Mamadeira?

Parece uma pergunta tola, mas não é. Primeiramente você deve estar com a Mamadeira limpa antes do uso. Se for colocar o próprio leite materno, você pode colocar diretamente na Mamadeira e aquecer em banho-Maria. Evite usar micro-ondas nesse momento.

Para o preparo do leite artificial, é importante aquecer a água filtrada primeiramente (se desejar usar água em temperatura ambiente, não tem problema) e coloca-la na mamadeira antes do leite em pó, isso para garantir a proporção certa dos 2. Cada fórmula possui uma medida de diluição recomendada, que você deve ler na embalagem do produto. Misture bem e sirva ao bebê. Evite colocar o produto pronto no micro-ondas.

  5. O que fazer se sobrar leite na Mamadeira?

Jogue fora. Mesmo que o desperdício não seja legal, nunca requente uma Mamadeira que já foi utilizada. Ao mamar, o bebê “contamina” o leite com as bactérias de sua saliva, o que o torna impróprio para o armazenamento.

  6. Como lavar a Mamadeira?

Para a correta higienização das Mamadeiras, o aconselhável é lavar todas as partes com água e pouco sabão neutro (pouco mesmo pois o excesso de produto também é prejudicial), utilizando para isso esponja macia e/ou escovinhas próprias, que sejam de uso exclusivo do bebê. Na sequencia, é indicado esterilizar todas as partes da Mamadeira em recipientes próprios para isso de uso no micro-ondas ou ferver por 5 minutos em uma panela com água.

Esse processo deve ser feito a cada uso da Mamadeira. Para secar, o mais recomendado é deixar escorrer naturalmente sem usar pano ou papel para esse fim.

  7. Quanto tempo dura uma Mamadeira?

A Mamadeira pode durar por anos, desde que seja cuidada adequadamente. Ela deverá ser substituída se apresentar algum defeito como riscos, furos, manchas ou deformidades.

Já os bicos de Mamadeiras tem uma duração mais curta, que varia de acordo com cada fabricante. Mas, de uma maneira geral, se o bico apresentar rasgos ou furos extras, acumular resíduos sólidos nas pontas, ficar com a ponta deformada (tipo colabada), apresentar manchas ou outras alterações, deve ser trocado.

  8. Até quando é preciso esterilizar a Mamadeira?

Essa pergunta tem respostas que divergem bastante. Em geral, recomenda-se que se esterilize as Mamadeiras até pelo menos 1 ano de vida da criança, após cada uso. Após esse período é até interessante não esterilizar para que a criança tenha mais contato com agentes que possam reforçar seu sistema imunológico.

A minha sugestão é esterilizar após 1 ano de vida de você notar que a lavagem não foi suficiente, se o líquido colocado na Mamadeira deixou cheiro forte ou se a criança estiver passando por alguma doença infecciosa no momento.

  9. Como fazer com a Mamadeira quando for viajar?

Quando você for fazer uma viagem mais prolongada, prepare um “kit” e leve consigo. Sugiro levar uma esponja ou escova de lavagem, sabão neutro e os sacos para esterilizar no micro-ondas. Já falei sobre eles aqui, veja em Saco Esterilizador de Mamadeiras . Se você não tiver disponível, leve uma panelinha onde possa ferver as Mamadeiras e certifique-se de que no local você terá acesso a um fogão.

  10. Como armazenar as Mamadeiras?

As Mamadeiras devem ser armazenadas em local limpo, seco e vedado. Uma boa sugestão é comprar uma caixa plástica com tampa e destiná-la somente para isso, evitando o contato com outros recipientes ou produtos.

Espero que as dúvidas sejam todas esclarecidas meninas!

Beijokas, Denise.

Veja também

Especial do Dia das Mães: Meu Segundo Parto.

Olá meninas, tudo bem? Vou começar o post de hoje com tudo: Feliz Dia das ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *