Home / Gestante / Diário de uma Gestação: 16ª semana

Diário de uma Gestação: 16ª semana

Olá meninas, tudo bem?

Hoje iniciamos o 4º mês de gestação, a 16ª semana.

Essa é uma semana muito aguardada por muitas mãezinhas pois é quando, na maioria das vezes, o Ultrassom Obstétrico consegue revelar o sexo do bebê!!! Oba!!! Alguns bebês aprontam um pouco, fechando as perninhas e escondendo a novidade… mas na maioria das vezes a partir da 16ª semana já é possível ver com nitidez se trata-se de um menininho ou de uma menininha.

A mulher nessa fase costuma estar bela e radiante. Além de se sentir feliz e realizada com a gestação, sem os desconfortos iniciais, a sua circulação está mais volumosa e isso traz um ruborzinho facial que a deixa com ar muito saudável. O útero já pode ser palpável uns 4 cm abaixo do umbigo, mas raramente se percebe a movimentação fetal.

Apesar de imperceptível, o bebê dentro do útero está se mexendo muito! Dá cambalhotas, sorri, e até brinca com o próprio cordão umbilical. Nos próximos dias ele vai crescer muito de tamanho. Como já está todo formado, vai tratar de crescer. Sistemas circulatório e urinário estão funcionando a todo vapor e os pulmões vão amadurecendo ao inalar e expirar o próprio líquido amniótico.

Se você ainda não estava prestando muita atenção nas suas refeições, esse é um bom momento para fazê-lo. O apetite pode estar aumentado, mas não podemos exagerar e comer o que tiver vontade. A sua nutrição é muito importante para a sua saúde e a do seu bebê. Procure realizar de 6 a 7 refeições diárias, com porções pequenas e bem equilibradas, alimentos saudáveis e sem exagerar no sal e no açúcar. E abuse da água! Ela é vital para todas as funções do nosso corpo.

Beijokas, Denise.

schwangere frau

Veja também

Dra, como será o meu Parto?

Com grande frequência eu recebo a seguinte pergunta das minhas pacientes durante o acompanhamento de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *