Home / Gestante / Diário de uma Gestação: 19 semanas

Diário de uma Gestação: 19 semanas

Olá meninas, tudo bem?

Estamos quase chegando na metade da gestação!!! Passa rápido, não?

Nessa fase a mulher costuma se sentir bastante realizada, pois encontra-se disposta e a barriguinha já saliente denuncia à todos a nova vida que está por vir. Você já pode estar sentindo o seu bebê mexendo, principalmente se essa não é a primeira gestação. Mas se isso ainda não aconteceu, não se preocupe, cada mamãe sente seu bebê em seu próprio momento.

Algumas mamães também podem sentir uma dor leve em baixo ventre, tipo cólica, que se deve ao crescimento uterino que estica os ligamentos de sustentação, isso é comum desde que seja leve. Dor lombar também pode aparecer, em especial ao final do dia. Procure realizar atividades de fortalecimento e alongamento da coluna para prevenção.

Um desconforto respiratório aos pequenos esforços também pode começar a aparecer, pois a reserva de oxigênio fica reduzida na gestação. Por isso, continue praticando atividades físicas de baixo impacto para fortalecer o seu sistema cardio-respiratório.

Nessa semana o seu bebê desenvolve de maneira importante o seus sentidos: audição, tato, visão, olfato e paladar. O seu sistema nervoso sensorial está bastante aprimorado.

O corpo do seu pequeno também já está bem formadinho, com pequenos detalhes como unhas, cabelos, sobrancelhas e pálpebras. As pernas crescem mais rapidamente que os braços, dando uma configuração corporal mais próxima à nossa.

Os órgãos genitais também já estão formados e as meninas possuem nessa semana em torno de 6 milhões de óvulos, 6 vezes mais do que possuirão no momento do nascimento.

Muito bem meninas, vamos seguindo com o nosso diário semana a semana. Lembrando que nessa fase ainda recomendamos consultas médicas mensais.

Beijokas, Denise.

Pregnant woman doing pilates exercises to keep fit and tone her muscles sitting on a gym mat with a pilates ball looking to the side while supporting her swollen belly with her hand

Veja também

Dra, como será o meu Parto?

Com grande frequência eu recebo a seguinte pergunta das minhas pacientes durante o acompanhamento de ...

2 Comentários

  1. Ultrassom nessa fase é confiavel ? A margem de erro é de qnt?

    • Isabela, com 19 semanas a margem de erro gira em torno de 7-10 dias.
      Menos confiável para cálculo de Idade Gestacional que ultrassom de primeiro trimestre.
      Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *