Home / Gestante / Entendendo sobre a Toxoplasmose

Entendendo sobre a Toxoplasmose

Olá meninas, tudo bem?

Você que está gestante ou planejando engravidar, já ouviu falar da Toxoplasmose?

Essa é uma doença infecciosa, provocada pelo protozoário chamado Toxoplasma gondii, encontrado em fezes de gatos e outros felinos. O Homem e outros animais também podem ser portadores da doença.

A transmissão é oral-fecal, ou seja, você pode se contaminar ao ingerir alimentos ou ter qualquer tipo de contato oral com o agente causador.

No adulto que se infecta os sintomas são leves, podendo muitas vezes passar despercebidos, tais como cansaço, dor de cabeça, dor muscular, aparecimento de gânglios no pescoço. Geralmente a cura ocorre mesmo sem tratamento.

Já para os fetos, os sintomas podem ser graves. Se a mãe se contaminar durante a gestação, dependendo do estágio da mesma, o feto pode apresentar mal-formações tal como problemas de visão, hidrocefalia (aumento do cérebro), e até mesmo aborto espontâneo e óbito fetal.

Para se prevenir contra a doença, primeiramente você deve consultar seu médico no início da gestação e realizar o exame de sangue específico para Toxoplasmose. Ele pode mostrar se você já teve a doença mesmo sem saber e está protegido contra nova infecção – ao que chamamos de Imunidade -, se você nunca teve a doença e está suscetível à ela ou se, infelizmente, você está com a fase aguda da doença.

Para as mulheres que estiverem imunes, não há o que se preocupar. A doença só acomete 1 vez. Para as que estiverem com a doença aguda na gestação, tratamento com antibiótico deve ser prontamente instituído e mantido durante toda a gravidez, reduzindo assim as chances de complicações ao bebê.

Agora, as mulheres que estiverem suscetíveis devem tomar algumas medidas preventivas durante os nove meses, tais como:

– Não coma carnes cruas ou mal passadas de nenhum tipo;

– Sempre lave bem as mãos antes das refeições e após manipular carnes cruas;

– Lave muito bem frutas e verduras antes de prepara-las, principalmente se for ingeri-las cruas. Evite ingerir alimentos in natura em locais públicos sem conhecimento da higiene;

– Não manipule areia e terra sem proteção –use luvas – em especial em locais públicos;

– Se você tiver gatos em casa, cuidado ao manipular suas secreções. Use sempre luva, lave bem o recipiente onde ele deixa seus excrementos e os esterilize com água quente.

Com esses cuidados você deverá ter uma gestação saudável.

Beijokas, Denise.

pregnant woman in the cleaning gloves isolated over white background

Veja também

Dra, como será o meu Parto?

Com grande frequência eu recebo a seguinte pergunta das minhas pacientes durante o acompanhamento de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *