Home / Gestante / Sobre o “Teste do Cotonete”

Sobre o “Teste do Cotonete”

Olá meninas, tudo bem?

Já ouviram falar do “Teste do Cotonete”? Trata-se de um exame que TODA gestante deve realizar e que pode salvar a vida do bebê.

Esse exame é bastante simples de ser realizado e há alguns anos já vem sendo obrigatório em todo acompanhamento de Pré Natal. Em gestações de baixo risco recomenda-se realizar o exame entre a 35ª e a 37ª semanas gestacionais. Em pacientes com risco de parto prematuro este pode ser antecipado.

A coleta geralmente é realizada em um laboratório por uma auxiliar de enfermagem, que passa um tipo de cotonete longo (chamado swab) no canal vaginal e outro no canal anal. Esse material vai para análise em alguns dias dará o resultado.

O objetivo é pesquisar a presença ou não de uma bactéria chamada Streptococos agalactiae. Essa bactéria pode colonizar a flora genital da mulher sem que ela tenha qualquer sintoma, por isso a necessidade da pesquisa. Para a mãe, nada provoca. No entanto, caso ela esteja presente e a mulher passe por um parto vaginal, o bebê pode se contaminar. E no bebê o caso pode ser grave, inclusive com infecção generalizada e óbito.

A descoberta dessa bactéria e a instituição da terapia correta fizeram com que os índices de óbito de bebês por infecção logo após o parto tivessem importante redução.

Caso o resultado dê positivo, acusando a presença dessa bactéria, a gestante deverá receber doses seriadas de antibiótico durante todo o trabalho de parto, até o nascimento. Dessa forma evita-se a contaminação neonatal.

Então meninas, fiquem atentas. Conversem com seus obstetras, realizem o exame do período certo e não se esqueçam de levar o resultado no dia do parto.

Beijokas, Denise.

 

cotton buds isolated on white background.

Veja também

Dra, como será o meu Parto?

Com grande frequência eu recebo a seguinte pergunta das minhas pacientes durante o acompanhamento de ...

2 Comentários

  1. Nunca ouvi falar. Muito obrigada pela informação! Seu site é ótimo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *