Home / Gestante / Saúde Bucal na Gestação

Saúde Bucal na Gestação

Olá meninas, tudo bem?

Vocês que estão grávidas ou planejando engravidar, já fizeram uma consulta com o seu dentista? Não??? Pois deveriam!

Muitas meninas tem medo de procurar o dentista durante a gestação, mesmo quando estão com problemas dentários como dor de dente. Mas não deveriam, aliás, é importantíssimo cuidar da boca nessa fase.

Primeiramente, recomendamos uma consulta de prevenção ao dentista às mulheres que estão planejando engravidar. Nessa, o dentista deverá fazer uma avaliação preventiva de qualquer afecção nos dentes e gengivas, tratar o que for possível e ensinar técnicas corretas de higienização e cuidados gerais com a boca.

Caso essa consulta não tenha ocorrido antes da gestação, e você não tenha qualquer sintoma, procure realizar essa consulta de rotina no segundo trimestre da gestação entre o 4º e o 6º meses gestacionais.

Agora, caso você apresente sintomas como dor de dente, vermelhidão, inchaço e sangramento das gengivas, febre ou qualquer outra alteração, procure o dentista imediatamente! Isso porque a falta de tratamento adequado dos processos inflamatórios/infecciosos na boca pode prejudicar a gestação, com risco de parto prematuro e baixo peso fetal! Muito sério meninas!

E, ao contrário do que muitas pessoas acreditem, a maioria dos tratamentos pode ser realizada na gestação, inclusive com uso de anestésicos (nesse caso tomar o cuidado de não usar anestésico com vasoconstritor). Só não sugerimos tratamentos estéticos na gestação. Isso deverá ser realizado em um outro momento.

Além das visitas ao dentista e possíveis tratamentos, a mulher gestante deve manter certos cuidados ao longo dos nove meses, tais como: evitar alimentação rica em açúcar e carboidratos brancos e realizar escovação frequente com movimentos suaves, uso de fios dentais e pastas dentárias adequadas.

Por fim, é importante saber que a gestante tem uma maior propensão a sangramentos gengivais, por ação dos hormônios e pelas alterações circulatórias da gravidez. Por isso é importante o cuidado ao escovar os dentes e passar o fio dental, evitando atritos e realizando movimentos delicados.

Beijokas, Denise.

Donna con spazzolino denti

Veja também

Dra, como será o meu Parto?

Com grande frequência eu recebo a seguinte pergunta das minhas pacientes durante o acompanhamento de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *