Home / Saúde da Mulher / Sobre a Vitamina D.

Sobre a Vitamina D.

Olá meninas, tudo bem?

Ainda durante a minha segunda gestação fiz um post falando das vitaminas que tomei nessa fase, e vejo que ele despertou muitas dúvidas. Então achei interessante falar um pouco mais detalhadamente sobre isso. Se você ainda não viu, seguem alguns links do assunto: vitaminas que tomei na gestação, sobre ácido fólico e benefícios do ômega 3. E a “bola da vez” hoje é a Vitamina D.

Bom, como praticamente todas as vitaminas que existem, nós podemos também encontrar a Vitamina D em alguns alimentos, tais como peixes (salmão, arenque, sardinha), ovos, leites, óleo de fígado de bacalhau. No entanto a concentração dela nos alimentos é baixa e muito pouco do que possuímos vem da alimentação.

A fonte fundamental dessa vitamina é o Sol. Sim, ele mesmo, pois temos no nosso organismo um precursor da Vitamina D, que ao estímulo do sol, se converte na mesma. Então, o ideal seria nos expor ao sol com certa regularidade para manter a adequação dela na nossa corrente sanguínea.

Os pesquisadores recomendam que tomemos 15 minutos de sol ao dia (não vale bloquear a pele com protetores solares) para manter normal o valor da Vitamina D. Mas, vemos que hoje em dia quase ninguém segue essa recomendação, seja por falta de oportunidade, seja por receio de doenças de pele. Com isso, está muito frequente a deficiência da Vitamina D detectada por exames.

Mas, para que serve a Vitamina D, você pode estar se perguntando???.

Aí é que vem o mais interessante. Várias são as suas funções e ela tem um papel muito importante na PREVENÇÃO de muitas doenças. Fundamental!!!

O papel principal da Vitamina D é o de fortalecer os ossos e dentes, a medida que favorece a absorção do cálcio presente no sangue (e o cálcio é a principal matéria prima dos ossos). Então, uma pessoa que permaneça deficiente dessa vitamina por muito tempo tem risco bem mais elevado de desenvolver doenças ósseas como Osteopenia, Osteoporose com Fraturas Ósseas. Na crianças, a carência dessa vitamina está associada a problemas do desenvolvimento e aparecimento do Raquitismo.

Outras funções importantíssimas atribuídas à Vitamina D são:

  • Prevenção do Diabetes, da Obesidade e da Hipertensão Arterial;
  • Prevenção da Esclerose Múltipla e da Doença de Alzheimer;
  • Melhora do Equilíbrio;
  • Fortalecimento do Sistema Imunológico;
  • Prevenção de alguns Cânceres como de Mama, Cólon e Reto;
  • Melhora da produção Muscular;
  • Fortalecimento do Sistema Cardiovascular.

E na Gestação ela é importante em todos os momentos, a medida que a sua deficiência está associada a maiores chances de Abortos Iniciais, Doenças Hipertensivas e Pré Eclâmpsia, Diabetes, Autismo e Problemas Respiratórios na criança.

Muita coisa para ignoramos, não???

Bom, e como saber a condição da sua vitamina D?

É bem simples, através da dosagem da mesma em uma amostra de sangue – exame chamado de 25 (OH) vitamina D. Não é um exame muito barato, mas geralmente é possível realizar o mesmo tanto pelo Sistema Único de Saúde como com cobertura dos Planos de Saúde.

Caso você faça o exame e ele acuse Deficiência ou ainda Insuficiência dessa Vitamina, sugiro a reposição dela com formulações de uso oral. Hoje em dia temos à disposição no mercado diversas marcas que sintetizam a Vitamina D,  e vendem em forma de comprimidos ou óleo. A dosagem a ser ingerida e o tempo de reposição são bem variados, a depender do valor de cada pessoa. Lembrando que ela pode e deve ser usada na gestação e amamentação.

Por fim,  muitas leitoras me questionam se convém associar o uso de Polivitamínicos que contenham Vitamina D com formulações de Vitamina D pura. Sim, podem ser tomadas as duas suplementações concomitantemente – desde que prescrito pelo seu medico, já que a concentração presente nas formulas mistas tende a ser bem baixa e insuficiente.

Então, bora la verificar a sua condição e partir para a normalização dos níveis da Vitamina D. Essa e uma orientação para a vida toda!

Beijokas, Denise.

Bebe produzindo Vitamina D
Bebe produzindo Vitamina D

 

Veja também

Tenho Corrimento a Vida Inteira!

Se você está achando engraçado o título deste post, saiba que essa é uma frase ...

4 Comentários

  1. Que legal esse post!
    A minha vitamina D sempre fica baixa, daí a médica que me acompanha sempre me receitava a suplementação de 2 mil Doss por dia durante 2 meses e parava uns meses e assim por diante.
    Hoje que estou grávida, assim que descobri a gravidez a mesma médica pediu pra eu voltar a tomar 2 mil de Doss durante toda a gestação e tbm toda amamentação!
    Fico preocupada com o excesso, já que li que o excesso dessa vitamina pode trazer alguns malefícios pra o bb na gestação.
    O que achas dessa dosagem? Será que causará excesso?

  2. Parabéns pelo site com conteúdo ótimo e por estar sempre respondendo os comentários das leitoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *