Home / Lactante / Queda de Cabelo Pós Parto.

Queda de Cabelo Pós Parto.

Olá meninas, tudo bem?

No ciclo gestacional passamos por sensações distintas com relação as nossas madeixas: da satisfação ao desespero!!! Sim, infelizmente todas as mudanças hormonais podem refletir nos cabelos e trazer muita preocupação para as mulheres.

Queda de Cabelo Pós Parto.
Queda de Cabelo Pós Parto.

Obviamente esse papo não é REGRA, pois cada organismo é único, mas em geral as mulheres experimentam durante a gestação uma fase de melhora da aparência dos fios de cabelo, aumento de volume, de brilho, e parada da queda natural. Nessa fase os hormônios provocam uma estabilização da queda do cabelo – todo o fio passa por um ciclo que engloba as fases de crescimento, estabilização e queda, e na gestação ele dura maior tempo na segunda fase.

Pois bem, o que acontece na maioria das vezes é que após o parto, em geral entre os 2º e 4º meses acaba essa fase prolongada de estabilização e os fios chegam na fase final do ciclo, tendendo a cair em maior proporção. Podem cair de uma vez só dando a sensação de que ficaremos carecas!  Mas se acalmem, esse é um processo normal e temporário, geralmente regularizando por volta do 6º mês pós parto.

Além de caírem com mais expressão após a gestação, o cabelo também pode perder um pouco do brilho, da hidratação natural, do viço. Essas mudanças devem-se às alterações hormonais, físicas e psíquicas que as mulheres passam por esse momento.

Para minimizar esses efeitos podemos tomar algumas atitudes, tais como:

  • Primeiramente entender e aceitar essa situação, para evitar o desespero;
  • Alimentar-se bem, com fontes de proteínas magras e vitaminas variadas regularmente, evitando açúcares e gorduras em excesso;
  • Recorrer a algum suplemento vitamínico orientado por seu médico;
  • Beber ao mínimo 3 litros de água ao dia, principalmente se você estiver amamentando;
  • Usar produtos para lavagem dos cabelos apropriados evitando excesso dos mesmos principalmente na raiz dos fios;
  • Fazer hidratação nos fios regularmente;
  • Evitar prender muitos os cabelos e evitar materiais que quebrem os fios;
  • Não dormir com o cabelo úmido.

Caso a sua situação persista muito após esses 6 meses ou você note alguma outra alteração importante associada, procure seu médico para investigar se não trata-se de alguma situação patológica como doença de tireóide, disfunção nutricional, depressão pós parto ou outras tantas causas.

Beijokas, Denise.

Veja também

Uso de Pantogar após a Gestação.

Olá meninas, tudo bem? Já ouviram falar do Pantogar? Trata-se de um medicamento, e como ...

4 Comentários

  1. ótimo saber!!!

  2. Olá Doutora!…Tenho 33 anos e estou de 11 semanas (primeira gestação), tenho tido uma queda de cabelo bem exagerada, estou desesperada!!! Falei com meu médico e ele disse que é normal cair porque logo estará nascendo novamente muitos fios… tive uma alteração da Tireoide e estou tomando Triiodotironina 5mg, Vit D3, e Ogestan plus, e fazendo reposição de progesterona (Ultrogestan 200 mg 12/12 hs) Já tenho muito pouco cabelo e sei que depois cai muito na amamentação… pensei que na gestação meu cabelo melhoraria como todos dizem, mas ocorreu o contrário! O que faço??? Bjoss.

    • Fernanda,
      Acho que por hora mantenha o que está fazendo, tente usar o shampoo mais apropriado, e logo após o parto mantenha as vitaminas e associe o Pantogar (tem um post aqui falando sobre isso).
      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *